Bacurau continua em Natal: Por que assistir ?

Bacurau continua em Natal: Por que assistir ?

Compartilhe:

Aclamado em Cannes, vencendo o prêmio de júri popular, Bacurau finalmente tchega na sua segunda semana em Natal e tem estreia oficial nos cinemas brasileiros nesta semana. O Brechando teve a oportunidade de assistir neste fim de semana e podemos dizer que está estupendo. Após perder a pré-estreia que aconteceu na cidade de Parelhas, e ter que se contentar em assistir “Era Uma Vez em Hollywood”, a gente finalmente assitiu, vide a foto acima do título. O filme é um road movie com toques de influência de filme europeu, mas com um roteiro que consegue desbancar o Quentin Tarantino em algum momento, apesar de alguns furos, como ser gravado todo no Rio Grande do Norte e o enredo se passa em Pernambuco. Esse erro é fácil de perceber pois o relevo dos dois estados são completamente diferentes.

Bacurau está disponível apenas no Cinépolis do Natal Shopping e do Norte Shopping e no Cinemark do Midway.

Porém, para quem é potiguar, traz uma identificação logo de cara, quando ver aquela serra no fundo da cidade ou quando fornece uma água mineral famosa da região, além de utilizar carros com identificação de lojas da terra. Mas, essas diferenças citadas não atrapalha o desenrolar da história, visto que o Nordeste é cheio de cidades como Bacurau. Poderíamos ficar perdendo o tempo falando da incrível atuação da Sonia Braga e com a presença de grandes nomes do Nordeste, como Silvero Pereira, que já protagonizou um curta potiguar da Caboré Audiovisual. Mas, vamos falar do filme e porque ele vale a pena.

O enredo conta a história de uma cidade fictícia chamada Bacurau que fica no sertão brasileiro, sem um tempo definido, pois pode acontecer neste ano ou daqui a dez anos. Como toda cidade do interior, ela passa por um período de seca e sofrendo com a falta de distribuição de água.  No entanto, a mesma passa por algumas situações estranhas, principalmente após a morte da matriarca da cidade, Carmelita. Esses acontecimentos vão desde aparecimento de drones até o desaparecimento de populares da região.  Então, o filme todo busca compreender quais são as causas e o porquê destes estranhos eventos.

Você pode ler também:  Nocaute: uma peça de luta que lutou para virar filme

Falando assim parece que é mais um filme de aventura, mas o mesmo carrega suspense, surpresa e, porque não, uma torcida para certos personagens. Além disso, ele traz uma certa identificação do povo nordestino no telão, porque traz aquela coragem e resistência do povo que passa anos sofrendo com a desigualdade social e com o preconceito feito por pessoas de outras regiões consideradas mais prósperas.

É uma forma de mostrar que o Nordeste é feito por milhares de pessoas fortes e que é tão brasileiro quanto aquele que vive na região Sudeste ou Sul. Como o próprio Kléber Medonça disse em entrevista ao O Globo, “a violência vira ato de sobrevivência”.

No meio de metáforas e parábolas, Bacurau é o retrato mais atual do Brasil, que está cada vez mais conservador e entregue as nossas riquezas para as outras pessoas tomarem. Fazendo com que o brasileiro escolha quais do caminho que precisa seguir: o da resistência, chegando a lutar a partir de meios mais extremos, ou assistir vendo a destruíção em massa que o país sofre a cada dia. Por isso, vale a pena assistir Bacurau.

Assista o trailer e confira o horário dos filmes neste link.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí