Algumas novidades na Campus Party 19 em Natal

Algumas novidades na Campus Party 19 em Natal

Compartilhe:

A partir da próxima sexta-feira (16) até o domingo (18) acontecerá a Campus Party Natal 2, também conhecida como CPNatal2, cujo tema central “Tecnologia para a Transformação”. Dentre as novidades está o projeto Call For Talks, cujo objetivo do evento é compartilhar conhecimento, criar conexões e ajudar a mudar o mundo. O projeto fornece palestras, painéis e workshops, os temas do projeto foram sugeridos pelos campuseiros, a fim de torná-los mais ativos colaborando com a programação do evento, além de descobrir novos talentos. Ao todo, serão 24 atrações com temas variados como, por exemplo, empreendedorismo, Blockchain, Coders, Makers, Inovação, Steam, Games, Design, Criatividade, Entretenimento, Marketing Digital e muito mais.

Em dois meses, 225 submissões foram registradas no concurso. Todas foram avaliadas por um comitê de curadores e 24 foram selecionadas como atrações. Para Tonico Novaes, Diretor-Geral da Campus Party Brasil, o Call for Talks é uma oportunidade de dar voz aos campuseiros.

A seguir, algumas palestras que serão apresentadas:

A privacidade morreu?, com Pedro Bassae

Numa época de avanços científicos, na qual há inúmeros recursos computacionais, era da Inteligência Artificial e criação de sistemas capazes de ouvir, falar, ler, ver, e escrever, os dados ficam cada vez mais desprotegidos, seja pessoal ou na empresa. Com informações disponíveis e circulando em maior quantidade no mundo, a manipulação de dados está reconfigurando a sociedade. Esse é um tema que merece muito ser discutido na Campus Party.

LGPD: como se adequar até 2020?, com Anna Luzia Ferreira

Aproveitando que esse é um assunto que está em evidência, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709) entra em vigor a partir de agosto de 2020. Seu objetivo é garantir transparência no uso dos dados das pessoas físicas em quaisquer meios. Ela usa como base os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade como norte para estabelecer regras a respeito da coleta e armazenamento, de dados pessoais e seu compartilhamento. A intenção é proporcionar proteção dos dados das pessoas físicas contando com a penalidade de multas para motivar o seu cumprimento por parte das empresas.

Girl Power! – Comunidades e Feminismos STEM, com Maria Fernanda Cabral Ribeiro, Gabriela Cavalcante da Silva, Maria Emanuele da Costa Bernardo e Kally Lopes
As mulheres estão em busca de igualdade, isso é fato. Em todos os campos e setores. E não é diferente em áreas especializadas, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), na quais elas representam apenas 16% da força de trabalho, segundo pesquisa inédita europeia Eurostat. Dados do Silicon Valley apontam que apenas 2% do financiamento vai para as mulheres. É preciso reconhecer o papel das mulheres nessas áreas e tentar equilibrar o gênero. Por que isso ainda acontece? O que fazer para mudar esse cenário?

Introdução à Machine Learning, com Luiz Felipe Santana de Araújo Souza, Camila Barbosa Gomes de Araújo e Victor Petch.

Você pode ler também:  5 motivos para ir na parte gratuita da Campus Party

Muito do que conhecemos hoje envolve machine learning e nem nos damos conta: as ofertas recomendadas como a da Amazon ou Netflix são aplicações de machine learning no dia a dia; saber quantos clientes estão falando com você no Twitter é uma combinação com criação de regras linguísticas; detecção de fraude também e muito mais. O machine learning nada mais é do que um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Ele se baseia em aprender com dados e identificar padrões. Saiba mais sobre o tema na Campus Party Natal.

Outros temas que também estarão no Call for Talks:

– Cinco dicas para começar bem no desenvolvimento de jogos;

– Do Angular ao Flutter: Da Web Híbrido para o Nativo Multiplataforma;

– Brain Machine Interfaces: decodificando os mistérios do cérebro;

– Como a economia circular muda a forma que empreendemos em inovação?;

– Como a Inteligência Artificial atua na Gestão de Projetos?;

– Desenvolvimento seguro de software: por onde devo começar?;

– Destravando a sua criatividade;

– Fruggy: desenvolvendo soluções tecnológicas para os ODS com criatividade;

– Hackeando o marketing das grandes empresas;

– Importância de deixar mais fácil aos dados abertos e aos aplicativos resultante dele;

– Iot na saúde;

– Marketing Digital e Consumidor 2.0;

– O poder na narrativa no jornalismo de imersão em realidade virtual;

– Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN!);

– Transformação Digital, o que não é;

– Uso de jogos digitais como ferramenta lúdica no tratamento do câncer infantil no RN;

– Utilização de sucata no ensino da Robótica Educacional;

– Visita virtual ao experimento Atlas – LHC/CERN;

– Wireless do sertão – técnicas de baixo custo e impressão 3D para fabricação de dispositivos de radiofrequência;

– Wireshark: de análise simples de pacotes a investigação forense.

Ingressos ainda estão disponíveis

Os ingressos para participar da Campus Party Natal já estão à venda no site https://campuse.ro/events/campus-party-natal-2019/. Os interessados poderão parcelar em 3 vezes o valor do ingresso individual (R$150,00), bem como o valor do ingresso com camping individual (R$ 240,00).

Vai ter novamente uma área gratuita para os visitantes

Assim como no ano passado, a Campus Party oferece um espaço gratuito e aberto ao público com inúmeras atividades, chamada de Open Campus. A área funcionará no próximo sábado, 17, entre 10h e 20 horas, e no domingo, 18, entre 10h e 19h, no Centro de Convenções de Natal.

Quem passar pelo local poderá presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras. Pela primeira vez ainda, os visitantes poderão assistir a palestras do palco STEAM (um acrônimo em inglês para as disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), uma metodologia integrada e baseada em projetos e que tem como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos preparando os alunos e cidadãos para os desafios do futuro. Entre os destaques desse palco está uma palestra sobre a utilização de sucata no ensino da Robótica Educacional, uma introdução completa ao universo do Machine Learning, a apresentação do programa Norte-Rio-Grandense de Pensamento Computacional e a uma discussão sobre o momento em que os robôs deixam de viver isolados nas linhas de montagem das industrias e chegam as casas das pessoas.

Você pode ler também:  Venda de ingressos para Campus Party de Natal já começou

Além disso, no espaço, os visitantes poderão participar de workshops sobre robótica e educação que tem como objetivo atingir crianças, jovens, alunos e professores. Entre as atividades de destaque do espaço Educação do Futuro estão uma palestra sobre as ferramentas para a Educação 4.0 e o uso de Internet das Coisas na Educação do Futuro. Já no espaço RobotiCampus as crianças terão a oportunidade de montar uma luminária dos Vingadores utilizando princípios básicos de eletrônica, já os adultos, por sua vez, poderão aprender os princípios básicos de Arduino com o objetivo de realizar uma automação residencial básica por meio de Bluetooth e Apps gratuitos.

Confira algumas atividades a seguir:

WORKSHOP EDUCAÇÃO DO FUTURO

Neste espaço serão apresentados palestras, workshops e outras interações que abordarão novas ferramentas, abordagens e aplicações na educação. Mais informações em: https://campuse.ro/events/campus-party-natal-2019/workshop

PALCO STEAM

Com o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos preparando os alunos e cidadãos para os desafios do futuro, subirão ao palco profissionais de tecnologia, educação, matemáticos entre outros profissionais, que falarão sobre os mais inovadores temas de suas áreas. A programação completa do palco poderá ser acompanhada em: https://campuse.ro/events/campus-party-natal-2019/talk

ROBOTICAMPUS
Espaço dedicado a robótica com workshops e mostra de projetos tecnológicos e científicos. Confira a programação em: https://campuse.ro/events/campus-party-natal-2019/workshop

STARTUP & MAKERS

O programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party que já ajudou mais de mil startups, se tornou uma verdadeira plataforma para empresas com potencial de crescimento. Com um modelo único, o programa reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores.

CAMPUS FUTURE

Mostra de projetos acadêmicos desenvolvidos em salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centros de pesquisas de todo o Brasil.

 

Serviço Open Campus:
Sábado, 17 de agosto, das 10h às 20h, com circulação até às 21h, e no domingo, 18 de agosto, das 10h às 19h, com circulação até às 20h.
Centro de Convenções de Natal
Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 6664-6704 – Ponta Negra

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...