13 de agosto: o dia que os estudantes voltam as ruas

13 de agosto: o dia que os estudantes voltam as ruas

Compartilhe:

O dia 13 de agosto marca a volta dos estudantes, professores e membros sindicais contra as ações do Ministério da Educação em relação as universidades e institutos federais. Medidas que vão desde o corte de verbas, realizadas em maio deste ano, até a criação de um projeto que permite a administração dessas instituições a partir de empresas privadas, o Future-se.  Inicialmente esse bloqueio de verbas iriam apenas para universidades que realizaram, segundo palavras do governo em referência à eventos de organizações de esquerda, de bálburdia, porém foi decidido que iria acontecer em todas as universidades do Brasil.

Os protestos nas ruas pediam o direito de uma educação pública de qualidade, algo que já é garantido na Constituição Federal de 1988 e também o fim dos cortes nas bolsas de pesquisa, atrapalhando tanto aqueles que fazem a graduação como também a pós-graduação.

Sem contar que houve duras críticas a Reforma da Previdência, no qual o projeto foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para o Senado.

A manifestação, chamada de “Tsunami da Educação”, aconteceu em todas as capitais do Brasil. Em Natal, a caminhada, cujo ponto de partida foi o shopping Midway, durou mais de duras horas, acompanhados por bandeiras, faixas, cartazes e dois carros de som. O protesto terminou na Praça da Árvore de Mirassol, em Capim Macio.  Outras cidades no interior do Rio Grande do Norte também teve registros de passeatas, como João Câmara, Pau dos Ferros, Mossoró, Caicó e dentre outras.

A intenção é que novos protestos aconteçam até o final do ano, visto que até o final de semestre a consulta pública do Future-se vai virar um projeto de lei.

Leia Também

Future-se, o futuro da universidade em jogo e a posição da UFRN

Você pode ler também:  [Brechando Vlog 6]: Eletrochoque de volta? Mudanças na psiquiatria do Governo Federal

80 fotos do protesto do Tsunami da Educação em Natal-RN (Primeiro Protesto)

Brechando Vlog 23: Greve Geral em Natal-RN

Greve Geral de 14 de junho em 30 fotos

Confira as fotografias da manifestação a seguir

As fotografias são de autoria de Lara Paiva. Para ver de forma ampliada é só clicar em uma fotos. Confira:

13 de agosto também registrado em vídeo

Além de fotos, também gravamos vários momentos da manifestação e reunimos em único vídeo. A gente faz isso desde a primeira manifestação contra os cortes na educação e vamos acompanhar o desenrolar da história. Para saber como ficou o video, clique no play a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí