Que região de Natal é esta foto ?

Que região de Natal é esta foto ?

Compartilhe:

Essa foto mostra o início do conjunto Ponta Negra quando foi recém-entregue. As casas, que possuiam três formatos difetentes apresentando um estilo arquitetônico modernista (muito utilizado nos anos 60 e 70)., ficam em um terreno 130 hectares de terras do empresário Osmundo Faria, pai do ex-governador Robinson Faria, que possibilitou a construção de conjuntos habitacionais com casas e apartamentos.

Depois vieram os conjuntos Alagamar; em 1989, o Serrambi I, e em 1981.

Uma das primeiras referências históricas a Ponta Negra é a descrição do período da ocupação holandesa, em 1633, na Cartografia do Rio Grande do Norte. Registros de 1877 dão conta de uma casa de oração na povoação de Ponta Negra e de uma escola pública para o sexo masculino. Estima-se que, até o século passado, a Vila de Ponta Negra era habitada por indivíduos ligados à atividade pesqueira. Havia, entretanto, roçados para ajudar na economia doméstica, além do trabalho de renda de almofadas feito por mulheres.

Após a 2ª Guerra Mundial, com a influência norte-americana de banhos de mar, foram iniciadas construções de casas de veraneio.

O desenvolvimento da Vila, núcleo do povoamento da área, teve início na década de 40. Nesse período, o Governador José Varela construiu o primeiro chafariz, localizado atrás da igreja e reconstruído, em 1931, pelo Bispo Dom Marcolino Dantas. No Governo Aluízio Alves, outro chafariz foi construído na Rua do Corrupio e implantada energia elétrica.

Foi somente no final dos anos 70 que começaram a construir conjuntos habitacionais  em todas as quatro zonas urbanas da cidade. Antes,  região era ocupada basicamente por casas de veraneio na praia de Ponta Negra e  hoje é reduto de centros comerciais, supermercados, equipamentos hoteleiros e diversos usos e tipos edilícios que alimentam a dinâmica de mercado turístico e de entretenimento

Você pode ler também:  10 motivos para preservar a Floresta Amazônica

Ponta Negra foi considerado um bairro a partir de 1994 e teve os seus limites definidos no mapa de Natal.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí