Marina Lima e outras artistas farão show gratuito em Natal

Marina Lima e outras artistas farão show gratuito em Natal

Compartilhe:

Artistas de grande porte, mulheres e politicamente engajadas, como Marina Lima, Mahmundi, As Bahias e a Cozinha Mineira, Barbara Eugênia e Josyara se apresentarão entre os dias 02 a 04 de agosto no Festival Elas por Elas, que acontecerá na Praça da Árvore de Mirassol, em Natal. Com o tema Cultura, Comunicação e Trabalho, o Festival terá uma série de cursos, palestras, oficinas e mesas temáticas. E atrela o debate político com atrações culturais de todo país.

Com mais de 40 anos de carreira, Marina Lima é uma das importantes vozes da MPB e conhecida por flertar com o pop e o rock. Em 23 de fevereiro de 2018, lançou o single “Só os coxinhas”, um funk carioca composto junto com seu irmão Antonio Cicero fazendo uma crítica ao avanço do conservadorismo no Brasil.

Nascida no Rio de Janeiro, mudou-se ainda criança (5 anos) para a capital dos Estados Unidos, Washington, onde viveria até os 12 anos, pois o pai, Ewaldo Correia Lima, era economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Neste período ganhara um violão do pai, como um pretexto para sentir menos falta do país natal.  Iniciou a carreira em 1977, quando teve uma canção gravada por Gal Costa, “Meu Doce Amor”.

Decidiu musicar um dos poemas do irmão mais velho, Antônio Cícero, e obteve reconhecimento da mídia. Estabelecida essa conexão “emocional”, Marina e Cícero esqueceram antigas divergências ocasionadas pela idade e, a partir de então, trilhariam uma parceria de sucesso. De volta ao Rio de Janeiro, assina um contrato e lança o primeiro LP, “Simples Como Fogo” em 1979. No começo dos anos 1990, assina como Marina Lima, e não apenas Marina.

Você pode ler também:  Evento promove passeio por Natal das Antigas para atualizar o Google Maps

Dentre os sucessos está “Fullgás”, “Virgem”, “Charme do Mundo”, “À Francesa”, e “Eu Te Amo Você”.

Resultado de imagem para festival elas por elas natal

Além de artistas locais, o festival, organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), irá contar com mesas temáticas, oficinas, debates, cursos e palestras, irá receber delegações de todos os cantos do país. Inicialmente, houveram edições em cada estado brasileiro e agora a edição nacional será na capital potiguar. O objetivo do evento é consolidar a autonomia e promover o empoderamento das mulheres, além de construir um momento das mulheres do PT com todas as outras mulheres.

A primeira edição do Festival Elas por Elas une política, arte e gastronomia para debater a participação das mulheres na política brasileira. Organizado pelas secretarias nacionais de Mulheres e Cultura do PT, o evento será realizado em Natal (RN) entre os dias 02 e 04 de agosto, como falado anteriormente. Até lá, as etapas estaduais estão selecionando representantes de todo país para garantir a diversidade do encontro. A edição potiguar aconteceu em julho deste ano no Bardallos, que fica no bairro de Cidade Alta.

O Rio Grande do Norte foi escolhido como palco do encontro por ter sido o único estado do Brasil a eleger uma mulher para o governo, a petista Fátima Bezerra, em 2018.

O evento vem do projeto Elas por Elas, que é uma iniciativa do partido para estimular a participação da mulher nos cargos do executivo e legislativo em todo o país, visto que dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que um em cada cinco ministros é uma mulher, mas em relação aos chefes de estados a participação feminina caiu de 7,2 para 6,6 por cento, nos últimos dois anos.

Já em relação à participação de mulheres no parlamento, a pesquisa mostra que o crescimento foi de 0,9 ponto percentual nos 50 países que realizaram eleições em 2018.

Você pode ler também:  Ela é a dona de natal e tem a música natalense mais escutada da cidade

No Brasil não foi diferente, mas mesmo assim a representatividade das mulheres ainda é muito baixa, por isso aumentar a participação política das mulheres sempre foi uma das prioridades da bancada feminina na Câmara.

Serviço
O que? Festival Elas por Elas
Onde? Praça da Árvore – Mirassol, Natal/RN
Quando? De 02 a 04 de agosto
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí