Servidor da UFRN cria um aplicativo que mostra o mapa do campus e os seus departamentos

Servidor da UFRN cria um aplicativo que mostra o mapa do campus e os seus departamentos

Compartilhe:

O Marcelo Cavalcanti é funcionário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e resolveu fazer um mestrado profissional em Gestão de Processos Institucionais, onde desenvolveu um aplicativo para melhorar e ampliar os serviços informacionais. Em entrevista para a Agência de Comunicação da Instituição, ele viu que “a universidade era um ambiente extremamente complexo, cheio de oportunidades. A parte territorial também é grande e muitas vezes encontrar um setor é algo desafiador para o aluno”. Assim omeçou a pensar no seu projeto de mestrado: o aplicativo Cognos.

Agora, o estudante calouro não vai pedir informação para aquele veterano malandro que diz as informações erradas só para sacanear.

O Cognos, nome escolhido por fazer referência à palavra do latim cognitionis, que significa conhecimento, é atualmente o protótipo de um aplicativo que tem o objetivo de facilitar a vida do aluno da UFRN. Segundo Marcelo, estão entre as principais funções ajudar a se localizar geograficamente no campus; apresentar os serviços existentes, como Restaurante Universitário, bibliotecas, auxílios e cursos de língua estrangeira; mostrar documentos importantes para o estudante, como regulamento, calendário, direitos e deveres do aluno; e facilitar o contato com os setores da instituição.

A pesquisa está na fase final, o que não significa que o aplicativo está finalizado, pois uma característica deste projeto é a integração de diferentes pesquisas para que o produto final seja de qualidade.

Na etapa final, o Marcelo escutou a opinião dos estudantes de graduação, cujas opiniões e feedbacks se tornam essenciais num processo como este de co-criação. Os perfis dos alunos ouvidos neste processo são estratégicos. “Se baseiam em dois critérios. Um é o temporal; o estudante que ingressa na universidade e o que está concluindo o curso têm diferentes necessidades informacionais. Há também os que são voltados para pesquisa ou para o empreendedorismo”, explica Marcelo.

Você pode ler também:  Potiguares descobrem maracujá para fins farmacêuticos

Atualmente são distribuídas cartilhas e manuais do calouro no campus, que reúnem informações importantes e ajudam os alunos a se localizarem no campus, no entanto a vantagem de um aplicativo em relação ao papel é que as informações podem sempre ser atualizadas quando necessário sem que haja perda do material já produzido. Além disso, os próprios estudantes sempre vão poder contribuir com a atualização das informações disponíveis no aplicativo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí