[INFOGRÁFICO] Onde estão os equipamentos culturais ?

Compartilhe:

Recentemente uma pesquisa do Comitê de Gestor da Internet (CGI), lançada neste ano e desenvolvida em 2018, discutiu sobre a existência dos equipamentos culturais e como se organizam. Esse termo designa organizações culturais das mais diversas tipologias de atividades culturais. Lá, eles mapearam a quantidade de equipamentos e como utilizam a internet para se comunicar. E, aonde elas estão ? Quem administra? Quais são os prédios tombados ? Por isso, o Brechando montou um infográfico com todas essas informações.

Lembrando que até 2030, a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou que os países, como o Brasil, deveriam fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

Afinal, o que são equipamentos culturais?

Os equipamentos culturais são espaços que têm uma função fundamental para que exista a interação entre a as diversas manifestações culturais e o público, dentre os espaços mais utilizados para a realização de distintas ações culturais são, segundo o Ministério da Cultura, (2009): Cinema, Vídeolocadora (sim, elas ainda existem e o Brechandovisitou uma), Loja de discos, CD/DVD, Biblioteca pública, Livraria, Museu, Teatro, Centro cultural e Oficinas culturais.

São nestes espaços que expressões culturais, muitas vezes são desenvolvidas de forma coletiva, se apresentam.

Embora, a pesquisa não divida os estados em Natal reflete o que foi resgatado na pesquisa, visto que boa parte dos equipamentos culturais são museus, prédios históricos e que boa parte do patrimônio foi tombado após o anos 80.

Confira o Infográfico a seguir