INarteurbana: artistas voltam a grafitar o Passo da Pátria

INarteurbana: artistas voltam a grafitar o Passo da Pátria

Compartilhe:

O INarteurbana está em sua quinta edição, onde 20 artistas estão realizando intervenções durante duas semanas no Passo da Pátria, comunidade que fica as margens do rio Potengi, na zona Leste da capital. Até 14 de junho o Passo é o terreno para a residência artística.  Além disso, está programado uma mostra de arte nas dependências da Capitania das Artes, no bairro da Ribeira.

Os artistas visuais participantes são Amanda Pietra (PE), Borges (RN), Bruno Otávio (RN e morador do Passo da Pátria), Clara Felix (RN), Digo Cardoso (SC), Erre (RN), Guinr (RS), Gurulino (DF), Iannes (RJ), Karen Dolorez (SP), Moka (AP), Nata Família (RJ), Pomb (DF), Rocha (MA), Toliga (RN), Wes Gama (GO) e Hirlan (CE, convidado pelo Festival Concreto). Nesta edição, o projeto apresenta a comissão julgadora formada pelos artistas Difuz (Marseille – França), Alex Parrish (Atlanta – Estados Unidos), Arthur Doomer (Teresina – PI), Lelo (Rio de Janeiro – RJ), além da equipe INarteurbana em Natal e Paris.

Os participantes já estão colocando a mão na massa e compartilhando vivências durante duas semanas com os moradores da comunidade, através da residência do projeto. Eles já estão pintando casas, equipamentos culturais e inclusive um carro dentro no Passo da Pátria. Tudo é motivo para arte! Confira algumas fotografias do projeto neste ano:

Além de pintar, os artistas também realizam intervenções culturais e oficinas. As pinturas produzidas se juntarão aos trabalhos realizados em edições anteriores por outros artistas que participaram do projeto, ampliando a visão de um museu a céu aberto com a quantidade e variedade artística.

No mesmo período desenvolverão um trabalho de atelier na Casa Vermelha, realizadora do projeto. Os quadros e instalações produzidos nessa ação serão expostos na Galeria Newton Navarro, Capitania das Artes, através de uma mostra que será aberta no dia 13 de junho a partir das 17h. Na abertura haverá apresentações de Break Dance, Hip Hop e DJ.

Você pode ler também:  Quem foi o padre João Maria?

O INarteurbnana é idealizado pelas produtoras Agathae Montecinos, Sayonara Pinheiro e Nizia Montecinos, o INarteurbana é um projeto sociocultural e transdisciplinar de ativação de espaços públicos através de ações artísticas. Através de ações regulares desde 2016, a ação tornou-se um ponto de encontro da cena da arte urbana nacional e internacional, principalmente através de residências artísticas promovidas pontualmente e que contribuem para a vida cultural da cidade e fortificam a relação entre públicos, artistas, agentes e instituições.

Com base no Ponto de Cultura Casa Vermelha, a INarteurbana se instalou no Passo da Pátria, um bairro periférico natalense marcado pelo desenvolvimento de dispositivos de animação e ações artísticas envolvendo artes visuais, artes cênicas, urbanismo tático e bem-estar.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí