Nordeste e a Segunda Guerra Mundial será tema de livro organizado por professora da UFRN

Compartilhe:

Natal foi uma cidade de suma importância durante a Segunda Guerra Mundial, uma vez que estava perto da Europa e foi uma base de estratégia para os Estados Unidos.

No dia 24 de abril, às 11 horas, a Cooperativa Cultural, que fica dentro do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais precisamente no Centro de Convivência, vai receber o lançamento do livro “Nordeste do Brasil na II Guerra Mundial”.

N A obra conta como o povo nordestino foi o primeiro núcleo brasileiro que vivenciou os horrores do conflito, ao se deparar com corpos de compatriotas que chegavam em suas praias. É um quadro diversificado das experiências de cada capital nordestina durante os anos da II Guerra.

O livro tem autoria conjunta, e integra corpos docentes de diversas localidades do nordeste brasileiro, entre eles contribui os doutorandos Anna Gabriella de Souza Cordeiro e Luiz Gustavo Costa, e como organizadora da obra a professora do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Flávia de Sá Pedreira.

“Esperamos que o leitor consiga vislumbrar, nesta coletânea, um quadro bastante diversificado dos aspectos de experiência urbana de cada capital nordestina, nos anos em que vivenciaram os transtornos e mudanças oriundos de seu envolvimento forçado na situação de guerra.” comenta a Professora Flávia na contracapa do livro.