Em que praia de Natal surgiu esta foto ?

Em que praia de Natal surgiu esta foto ?

Compartilhe:

Por incrível que pareça esta praia de Natal é Ponta Negra em Natal registrada no ano de 1944 por Ivan Dimitri, que registrou dois americanos curtindo a sua folga na praia que antes era ocupada apenas por pescadores. Nesse período, os Estados Unidos estava participando da Segunda Guerra Mundial e havia instalado uma base militar na capital potiguar pelo fato da cidade ser mais próxima da Europa. Detalhe no fundo está o Morro do Careca, ainda coberto com a vegetação natural e antes da sua cálvice que culminou em seu nome.

A ocupação de Ponta Negra inicia com a chegada dos holandeses à costa norte-riograndense, no início do século XVII. O desembarque holandês ocorre no que seria chamada, posteriormente, de praia de Ponta Negra. Este evento insere-se numa das tentativas iniciais de conquista da cidade de Natal, um local geograficamente adequado e estratégico para a construção da Nova Amsterdã. Sabe-se que em 1635, o processo de ocupação começa oficialmente. Vagarosamente, os habitantes começaram a chegar, pois até 1930, as construções só circundavam a igreja ou estavam na praia

O fotógrafo que registrou este momento nasceu na Dakota do Sul e seu nome de batismo era Levon West. Ele queria fazer cursos de arte quase inteiramente, mas seu pai insistiu que ele fosse formado em administração, enquanto estudava Artes em Nova York, ele formou uma companhia de aviação com os amigos. Seu primeiro trabalho foi registrando um avião de Charles Lindberg, o Espírito de São Luís, que que quebrou o recorde de voo transatlântico para o The New York Times.

Para as fotografias coloridas, ele preferia registrar o pseudônimo de Ivan Dimitri, considerado o pioneiro na fotografia colorida, e escreveu vários livros sobre o assunto, como  “Color in Photography” em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele esteve em Natal para registrar o cotidiano dos americanos nesta base militar e algumas podem ser conferidas a seguir:

Você pode ler também:  A gente tem uma Miami Beach

E os militares aproveitavam para se inteirar da cultura local e relaxar um pouco na praia - Fonte - Ivan Dmitri/Michael Ochs Archives / Getty Images​, via - http://www.buzzfeed.com

onte - Ivan Dmitri/Michael Ochs Archives / Getty Images​, via - http://www.buzzfeed.com

Fonte - Ivan Dmitri/Michael Ochs Archives / Getty Images​, via - http://www.buzzfeed.com

Para muitos a primeira hgrande onda de

O americano faleceu em 1968.

No meado do século XX, a região de Ponta Negra apresentava muita vegetação, além da praia e a famosa duna com mais de 100m de altura. Era basicamente um lugar onde viviam pescadores e agricultores, que mantinham sua sobrevivência através da pesca e plantação de mandioca naquelas terras.

A imagem atual que temos em Ponta Negra surgiu apenas nos anos 1980, a partir do avanço dos investimentos nas praias urbanas em direção ao Litoral Sul, com a chegada de empreendimentos, prédios e novas moradias na região.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí