Como eram as festas de lambada em Natal, segundo uma alemã na década de 90

Como eram as festas de lambada em Natal, segundo uma alemã na década de 90

Compartilhe:

A lambada é um gênero musical com origens na Região Norte do Brasil, mais especificamente no estado do Pará. Tem, como base, o carimbó e a guitarrada, foi influenciada por ritmos como a cúmbia e o merengue. O sucesso, mesmo, veio no final dos anos 80 e início dos anos 90, onde surgiram bandas como Kaoma, Beto Barbosa, Sarajane e dentre outros. No mundo inteiro, a lambada tornou-se um grande sucesso e, em pouco tempo, estava presente em filmes e praticamente todos os programas de auditório, aparecendo até em novelas. Foi a hora dos grandes concursos e shows. A necessidade do espetáculo fez com que os dançarinos criassem coreografias cada vez mais ousadas, com giros e acrobacias.

Como acontece com frequência, a valorização do produto no seu país de origem só se deu após seu reconhecimento no exterior. Seguiu-se um período intenso de composições e gravações de lambadas tanto no mercado interno quanto externo. As lambadas eram o ritmo mais tocado nos principais bares de Natal, principalmente na década de 90.

O Bar Calamar que funcionava na Ponta do Morcego, além do show da Boate Mandacaru, que reunia turistas e a população local. Hoje, o Mandacaru é um complexo formado por uma galeria e dois prédios. Todas as imagens são do acervo da Eva Shur que passou os meses de março e abril de 1992 na capital potiguar.

Confira o vídeo a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí