Na Praça do Floca, Eco Praça promoverá evento voltado para sustentabilidade

Na Praça do Floca, Eco Praça promoverá evento voltado para sustentabilidade

Compartilhe:

Em frente ao colégio Floriano Cavalcanti, conhecido como Floca, no conjunto Mirassol, haverá um debate sobre o desenvolvimento sustentabilidade no Eco Praça, que acontecerá no próximo fim de semana, 30 e 31 de março. O projeto Eco Praça é um movimento sociocultural de ocupação e ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental, esporte e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e transformação desses espaços.

A edição Sustentabilidade começa participando da Hora do Planeta, iniciativa mundial organizada pela WWF, que promove um ato simbólico de apagar as luzes por uma hora a cada ano para fazer uma pausa e refletir sobre como a natureza está conectada às nossas vidas e acontece, simultaneamente, em mais de 180 países. 

Esse tema também percorrerá em mais duas edições os municípios de  Tibau do Sul e Parnamirim. Esse é o segundo ano consecutivo que o projeto conta com o patrocínio da Cosern e do Instituto Neonergia, por meio da Lei de Incentivo Câmara Cascudo. A renovação dessa parceria significa que o Eco Praça é reconhecido como uma iniciativa que promove ações que reforçam os costumes e cultura locais e dissemina valores socioambientais que estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas.

A programação do sábado será toda voltada para a Hora do Planeta e começa, a partir das 18h, com o DJ Guilas, seguida de uma conversa sobre Ativismo e Sustentabilidade com Francisco Iglesias, presidente da ONG Amigos da Natureza, GiGio Almeida, mestre em Dinâmica Socioambiental da GG Artes Espaciais, Haroldo Mota, da  ONG Baobá, e Kaleb Melo, da ONG Climate Reality. Das 20h30 às 21h30, período do apagar das luzes, o Eco Praça  promove um momento de relaxamento e meditação por meio da yoga, com o professor Marcelo Kramer.

Você pode ler também:  Você conhece a Praça do Disco Voador?

No domingo, as atividades começam, a partir das 9h30, com a Biodanza da facilitadora Isis Castro, seguida de uma Oficina de Introdução à Permacultura com Rodri Nazca, da Mandala Nômade. Iniciando a tarde, as set lists dos DJs Camarão Nativo e Samir trazem diversidade e sonoridade musical. Às 15h30, acontece um mutirão de agricultura urbana, seguido de um momento de brincadeiras populares com o grupo Realize.

A Sociedade Vegetariana Brasileira – Núcleo Natal promove às 17h uma reunião sobre direitos dos animais e no mesmo horário as risadas são garantidas com a apresentação do espetáculo Combo, da Tropa Trupe. Em seguida haverá um momento de integração unindo yoga, mantras e meditação com o Projeto Terapêutico Camomila Chá. E fechando a primeira edição do Eco Praça – Sustentabilidade os shows dos grupos Mahmed e Pedras. Como em todo Eco Praça, durante todo o evento será realizada uma Feira de Economia Criativa e a adoção de plantas.

Além de ter sido contemplado pelo Programa de Patrocínios da Cosern – Instituto Neoenergia, por meio da Fundação José Augusto e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Eco Praça também conta com o apoio da Prefeitura de Natal e Prefeitura de Parnamirim via Fundação Parnamirim de Cultura.

A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

 

Serviço:

Eco Praça – Hora do Planeta e Sustentabilidade

30 e 31 de março

Sábado Hora do Planeta – 18h00 às 21h30

Domingo – 9h30 às 21h30

Você pode ler também:  Quem foi o padre João Maria?

Praça do Floca  – Mirassol (em frente a Escola Estadual Floriano Cavalcanti)

Confira a programação do Eco Praça

Sábado – Dia 29/03

18h00 – Abertura – Dj Guilas

19h00 – Conversa – Ativismo e Sustentabilidade – Francisco Iglesias, presidente da ONG Amigos da Natureza, GiGio Almeida, mestre em Dinâmica Socioambiental da GG Artes Espaciais, Haroldo Mota, da  ONG Baobá, e Kaleb Melo, da ONG Climate Reality.

20h30 –  Hora do Planeta e Yoga – Marcelo Kramer

 

Domingo – Dia 30/03

09h30 – Biodanza – Isis De Castro

10h00 – Introdução a Permacultura – Mandala Nômade

12h00 – Dj Russo

15h00 – Dj Samir

15h30 – Mutirão de Agricultura Urbana

16h00 – Brincadeiras Populares – Grupo Realize

17h00 – Reunião dos Direitos dos Animais – SVB – Núcleo Natal

17h00 – Espetáculo Combo – Tropa Trupe

18h00 – Camomila Chá

19h15 – Mahmed

20h15 – Pedras

Feira De Economia Criativa

Adoção De Plantas

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí