E esse castelo no meio de Natal ?

E esse castelo no meio de Natal ?

Compartilhe:

Quem passou as festas do final dos anos 2000 e início dos anos 2010 a Retrofest, sabe muito bem onde fica o Castelo Pub, que ficava numa rua perpendicular de estrada de terra batida da Rota do Sol e fica em frente ao Frasqueirão. A entrada do Castelo, uma espécie de toten com estátuas de Lampião e Maria Bonita dão as boas vindas aos clientes. No interior do castelo, na parte superior, ficam as mesas em área aberta e num outro espaço coberto. Várias estátuas de índios e personagens egípicios decoram a parte interna do pub. Quem lembra muitas vezes que a diversão nem eram as músicas em si, mas ficar circulando pelo castelo e ficar surpreendido com as esculturas.

O castelo é uma propriedade do Mestre Zaia, artesão paraiban nascido em Pilar, na década de 60. Seu nome é Isaía Alves da Costa. Desde criança descobriu sua vocação para a arte, pois costumava frequentar a feira de Caruaru, onde ficava horas a fio admirando os bonecos de barro do Mestre Vitalino. Decidiu treinar em casa. Deu certo. De lá para cá transformou o que considerava uma brincadeira de menino pobre em meio de vida. Atualmente, na sua galeria de celebridades, constam rostos esculpidos do ex-presidente Itamar Franco, Elba Ramalho e Jô Soares.

Como reconhecimento, em sua carteira de clientes, figura personalidades como Gilberto Gil, Gal Costa, Alceu Valença, Jô Soares, entre outros tantos, espalhados nos quatro cantos do planeta. Foi homenageado pela Academia Brasiliense de Arte, Cultura e História. Participa de encontros nacionais, nas artes e no humor, ao lado de figuras como Chico Caruso e Jaguar, entre outros.

Além disso, a sua arte mostra diversos personagens nordestinos através de argila, como vaqueiros, boiadeiros, sanfoneiros, bordadeiras, cantadores e contadores de histórias. Saiu da Paraíba aos 19 anos e migrou para o Rio de Janeiro. Passou necessidades, subiu o morro e desceu em avenida comemorando seus trabalhos em alegorias de Escolas de Samba. Participou dos bastidores da Rede Globo, respondendo por equipe de produção cenográfica, atuando em produções cinematográficas, entre programas diários, novelas e filmes, atuou na indústria de brinquedos, com grande repercussão de vendas, entre outros tantas situações, por ele classificadas em aventuras da arte. Sua perseverança permitiu requinte artístico com grande domínio de técnicas de produção artística, entre as quais, modelagens em diversos materiais, pinturas em sua vasta aplicação, etc.

Como reconhecimento, em sua carteira de clientes, figura personalidades como Gilberto Gil, Gal Costa, Alceu Valença, Jô Soares, entre outros tantos, espalhados nos quatro cantos do planeta.
Foi homenageado pela Academia Brasiliense de Arte, Cultura e História. Participou de encontros nacionais, nas artes e no humor, ao lado de figuras como Chico Caruso e Jaguar, entre outros.
Mestre Zaia em sua arte resgata de forma intuitiva, o dom, o entusiasmo, a dedicação e a alegria, de transformar elementos da natureza em expressão de arte.

Durante a década de 90, ele se mudou para Natal onde fez seu atelier este castelo com várias esculturas, parecendo uma mini-cerâmica de Francisco Brennand.

Nos anos 2000, no entanto, o espaço foi arrendado para um bar, onde funcionou o Castelo Pub, onde recebia festas de todas as tribos desde o Rock N’ Roll até bandas de reggae. Hoje, o castelo voltou a ser administrado por Zaia e ainda é um espaço voltado para festas, além de ser o seu próprio ateliê. Para saber um pouco mais, acesse essa fanpage.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí