Arte urbana transforma periferia de Currais Novos

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


A Associação Casarão da Cultura Potiguar, mais conhecida como Casarão de Poesia, é uma ONG desenvolvida pelo poeta Wescley Gama, no qual possui uma Biblioteca comunitária e espaço cultural e fica dentro do município de Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte.  Recentemente, eles fizeram uma ação que unia a arte, regionalismo e a poesia no tradicional escadão do bairro de Santa Maria Gorete, na região periférica da cidade, contando com a parceria da Fundação José Augusto.

O nome da ação se chama “A Cor da Rua” onde moradores puderam pintar a escadaria nas mais diversas cores. O objetivo era promover a arte urbana e também alterar a passagem de pontos periféricos da cidade que fica à 172 quilômetros de Natal.

O instrutor do projeto foi o artista Raphael Fernandes que ensinou noções básicas de desenho, pintura e grafite beneficiando em torno de 36 alunos cadastrados e também teve participações de jovens das comunidades que somando chegam próximo aos 60 alunos. O escadão é uma escada que dá acesso à Igreja Santa Maria Gorete, que originou o bairro fundado em 1951.

Uma das aulas pode ser vista a seguir, contando com o depoimento dos participantes:

Após as aulas, houve uma atividade cultural no escadão, com bastante música, poesia e os artistas do bairro.  Os cursos de desenho e pinturas em muros foi realizado nos meses de setembro e novembro, todos voltados para as crianças e adolescentes. Confira o resultado deste projeto a seguir:

Este slideshow necessita de JavaScript.