Deixando o Centro de Curitiba Colorida

Deixando o Centro de Curitiba Colorida

Compartilhe:
Quando pensamos em Curitiba, pensamos em Polícia Federal e Operação Lava-Jato por conta das notícias sobre o casos de corrupção. Durante o mês de agosto, o duo goiano de ilustradores Bicicleta Sem Freio desenvolveu um mural de escala monumental no centro da capital paranaense. A atividade faz parte do.  projeto “Muchas Cores”, idealizado pelo Mucha Tinta, que desde 2007 trabalha com um coletivo de artistas para desenvolver projetos de artes visuais para o mercado cultural. A produtora de arte urbana Mucha Tinta é idealizada pela designer Giusy De Luca, realizou a primeira edição do projeto “Mucha Cores”, no centro de Curitiba. Mucha Tinta é uma produtora de arte que, desde 2007, trabalha com um coletivo de artistas para desenvolver projetos de artes visuais para o mercado cultural e de comunicação. Os artistas convidados foram os renomados ilustradores do duo Bicicleta Sem Freio, formado pelos goianos Douglas Pereira e Renato Reno. As principais características são o trabalho manual, o capricho tipográfico e o desenho de mulheres. Com influências que vão de Edward Mucha a James Jean, os garotos exploram com maestria as cores, as formas e as curvas dos mais variados tipos de garotas, sempre com uma dose de psicodelia e humor únicos. Boa parte de seus primeiros trabalhos foram cartazes para shows de rock e eventos culturais. De certa maneira, essa atuação tem influência direta no surgimento da banda Black Drawing Chalks, que Douglas faz parte. A dupla assina murais em vários lugares do mundo, como Montreal e México, e tem importantes clientes internacionais, como Nike e UFC. Logo após a conclusão do projeto “Mucha Cores”, em Curitiba, o Bicicleta Sem Freio se prepara para uma sequência de produções de obras públicas na Europa e nos Estados Unidos, em centros como Londres, Berlim, Miami, Las Vegas, Los Angeles, Hawaii e Nova Iorque.
Você pode ler também:  Aonde você procura sua identidade? Conheça esta performance!
O foco foi a criação e produção de um painel público permanente de quase 300 metros quadrados, desenvolvido diretamente sobre superfície arquitetônica localizada na Rua Marechal Deodoro 686 e consensualmente escolhida por seus respectivos autores e pela Fundação Cultural de Curitiba, procurando estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana. Mas por que o Graffiti? A produtora Giusy De Luca alega que “dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 96% dos brasileiros não frequentam museus e que 93% nunca foram a uma exposição de arte, por isso é tão importante levar a arte até as pessoas.”. Além disso, o Bicicleta Sem Freio deu uma palestra gratuita no Hotel Centro Europeu, com mediação da designer e ilustradora Cristina Pagnoncelli, e entrega de cartazes serigrafados. O Mucha Cores com Bicicleta Sem Freio tem produção de Bernardo Bravo Soares, é incentivado pela fintech curitibana EBANX, pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Prefeitura de Curitiba. Os apoiadores são Centro Europeu, Fitto, Solaris, Tintas Verginia, e Vila Urbana.
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí