Júlio Lima também arrisca na literatura e lança livro na quinta-feira

Júlio Lima também arrisca na literatura e lança livro na quinta-feira

Compartilhe:

O Júlio Lima é escritor, professor, cantor, compositor, ator e intérprete. Graduado em Artes – Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2003. No ano de 2009 lançou seu primeiro CD intitulado “Há sempre música”. Com mais de mil composições produzidas, obteve cinco prêmios no festival de música MPBECO nos anos de 2009 e 2015. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre composição e criatividade no Programa de Pós-graduação em Música da UFRN com foco na experienciação musical para todos. Porém, ele não para por aí, agora também está arriscando na literatura, visto que nesta quinta-feira (5), no restaurante Mormaço, seu livro, intitulado de “Caio no mundo da música – Capítulo Dó”.

Unindo a música e o infanto-juvenil, a nova produção do selo Jovens Escribas ensina de forma lúdica o ensino de música para crianças e adolescentes, algo mais ousado que a editora está fazendo, visto que o foco são textos mais adultos e voltados para a capital potiguar, com exceção de Crônicas da Escola, de Carlos Fialho. O livro já mostra esse lado lúdico da história através de sua capa, feita , veja a seguir:

Capa do livro de Júlio Lima

O livro conta a história de um músico adolescente, vê a música ser roubada do nosso mundo, sendo então, convidado por Ritornello, um dos sinais da partitura, a ir até o fabuloso mundo da “Terra da Música”, para resgatá-la. Nesse mundo “Musimágico”, Caio conhece o rei Ritmo, a rainha Harmonia e a princesa Melodia, que lhes dão o poder das claves de Sol, de Dó, e de Fá, que se transformam em suas principais armas para atravessar a terras dos agudos, dos médios, e dos graves até o mundo Atonal onde enfrentará diversos vilões musicais, contando ainda com a ajuda de sinais de partituras, instrumentos vivos, além de vários músicos eruditos e populares que já habitaram nosso mundo e que hoje habitam a terra da música.

Você pode ler também:  [CRÔNICA] Olá, 25 anos

O trecho a seguir mostra que tem tudo que a criançada pode gostar e deveriam fazer este lançamento, também, em lugares mais próximos das crianças, como o Parque das Dunas ou Cidade da Criança:

“Pela primeira vez, Caio deu uma olhada ao seu redor e não conseguiu acreditar no que seus olhos viam. Era tudo como Louis, seu amigo, havia lhe dito, e a mesma imagem do seu sonho. Olhou o Pentagrama por onde ele e Ritornello tinham descido e viu que ele era ligado a uma linda e brilhante Clave de Sol. Que, por sinal, abrilhantava o dia e se unia ao chão de onde partiam estradas e mais estradas que tinham a forma de pentagramas musicais e se espalhavam por toda parte, repletos de notas, que não eram meramente representações gráficas dos sons, e sim, uma verda- deira multidão de notas vivas, de todos os tipos. Caminhavam entre as pausas, que também já não eram apenas intervalos de silêncio em uma peça musical, e sim, sinais musicais vivos. Tinham roupas futuristas, estatura e estilo dos mais diversos e, assim como Ritornello, possuíam a sua notação musical respectiva estampada no peito. Na realidade, pareciam pessoas normais, e eram! Eram música viva!”

Além disso, outros livros dos Escribas também estarão disponível no lançamento.

Serviço:
Lançamento do livro “Caio no mundo da música – Capítulo Dó” de Júlio Lima
Local: Bar Mormaço. Rua Historiador Tobias Barreto, 138 – Nova Descoberta (por trás dos Correios).
Data: 05 de julho de 2018 (quinta) a partir das 19h.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí