Festival Varilux: Durante 13 dias o RN pode contemplar o maravilhoso cinema francês

Festival Varilux: Durante 13 dias o RN pode contemplar o maravilhoso cinema francês

Compartilhe:

A partir desta quinta-feira, 7 de junho, começa o Festival de Cinema Varilux, que exibirá 21 longa-metragens no Cinépolis do Natal Shopping, que inclui clássicos e películas da nova safra.  Além disso, Mossoró também vai participar do evento, através de sessões gratuitas no SESC. Na capital potiguar serão quatro sessões diárias, às 14h, 16h30, 19h e 21h30.

Em parceria com a Unifrance Films, o Festival apresenta pela primeira vez uma seleção de curtas-metragens franceses, alguns premiados, demonstrando dessa forma a diversidade e a criatividade da narrativa audiovisual da França.

O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas consagrados e também de premiados jovens talentos, como “Custódia (Jusqu’à la garde)“, de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho.; “A Excêntrica Família de Gaspard (Gaspard va au mariage)“, de Antony Cordier, e “O Poder de Diane (Diane a les Épaules)“, de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares.

Ao mesmo tempo, o público pode ver uma sátira social e um filme de zumbis, como o longa de Dominique Rocher “A noite devorou o mundo (La nuit a dévoré le monde)” , mostrando a cidade invadida pelas criaturas, com um único ser humano tentando sobreviver. Na mesma veia, “O Último Suspiro (Dans la brume)“, do quebequense Daniel Roby, mostra uma família tentando se salvar após uma contaminação química, com Romain Duris no papel principal.

No Festival será apresentado o último filme de François Ozon: “O Amante Duplo (L’amant double)“, um thriller exibido na seleção oficial do Festival de Cannes.

A cinebiografia “Gauguin – Viagem ao Taiti (Gauguin – Voyage de Tahiti)“, de Edouard Deluc, traz Vincent Cassel no papel do artista em seu autoexílio no Taiti. Já o drama LGBT “Marvin“, mais recente longa de Anne Fontaine, conta com a atuação de Finnegan Oldfield.

Você pode ler também:  Achamos a atração da Festa do Boi de 1977

O histórico “Troca de Rainhas (L’échange des Princesses)“, ambientado em 1721, conta a história da troca de princesas entre França e Espanha para manter a paz entre os dois reinos. Também haverá “Promessa ao Amanhecer (La Promesse de l’aube)“, estrelado por Pierre Niney e Charlotte Gainsbourg, adaptado do famoso romance do renomado escritor francês Romain Gary, que foi o único vencedor de dois Prêmios Goncourt.

Um dos mais populares atores franceses, o veterano Daniel Auteuil está no longa “Orgulho (Le Brio)“, de Yvan Attal. Outros dramas que também estão na programação deste ano focarão em questões humanas e sociais. É o caso de “Primavera em Casablanca (Razzia)“, que trata de intolerância e aceitação das diferenças, assinado pelo marroquino Nabil Ayouch; e “A Aparição” (L’apparition), de Xavier Giannoli, que investiga a crença e a manipulação de informações ao redor de uma moça que alega ter visto uma aparição da Virgem Maria.

Ainda terá o ganhador de cinco prêmios Cesar, “Nos vemos no paraíso (Au revoir là-haut)“, uma adaptação do romance de Pierre Lemaître; “Já em 50 são os novos 30 (Marie Francine)“, de Valérie Lemercier; “O retorno do herói (Le retour du héros)“, de Laurent Tirard, traz o premiado ator Jean Dujardin como um covarde e desleal capitão, que se transforma em um herói a partir de uma grande mentira inventada por sua cunhada. Por último, “De Carona Para o Amor (Tout le monde debout)“, de Franck Dubosc, que retrata a história de um galanteador mentiroso, que se passa por um deficiente para conquistar a amada.

Para as crianças  também terá bons filmes, como “A raposa má” (Le grand méchant renard et autres contes), de Benjamin Renner e Patrick Imbert. Ganhador do César de Melhor Filme de Animação em 2018, o longa revela que o campo pode ser nada tranquilo com um coelho que pensa ser uma cegonha, um pato que deseja substituir o Papai Noel e uma raposa que acredita ser uma galinha.

Você pode ler também:  Está chegando um novo cinema em Mossoró

O evento, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levou 180 mil pessoas aos cinemas apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, tornando-se assim um dos festivais de cinema francês mais populares do mundo. Em 2018, graças a uma parceria estratégica com o SESC Nacional, chegará em quase 90 cidades em todo o Brasil, incluindo todos os estados brasileiros. No Paraná, por exemplo, vai acontecer em Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu.

Em 2017, a edição de Natal do Festival Varilux alcançou destaque nacional, conquistando o 1º lugar Brasil em público dentro da rede Cinépolis e 4º lugar do circuito dos demais cinemas do Brasil. O dado consolida Natal como um polo consumidor da diversidade no audiovisual.

Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A programação do Festival Varilux pode ser vista neste link.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí