Igreja do Rosário é cenário de seminário sobre memória de Natal

Igreja do Rosário é cenário de seminário sobre memória de Natal

Compartilhe:

Qual a sua memória afetiva com a cidade do Natal? Qual a sua primeira lembrança? Esta é a proposta do Museu da Memória Afetiva de Natal, conhecido Mmac, que a abertura acontecerá na Igreja Rosário dos Pretos, localizada na Igreja Rosário dos Pretos. A atividade inicial será através o I Seminário Museu, Cidade e Memória Afetiva.

Quando pensamos em museu, a gente pensa apenas na exposição. Porém, esses espaços também apresentam diversos conhecimentos para aqueles que visitam esses espaços.

usca expandir essas transformações por meio da reflexão e da criação, onde o corpo e os sentidos são convidados a experimentar o espaço urbano como um ambiente museológico atravessado por narrativas cotidianas, cujos vínculos afetivos e socioculturais compõem as memórias íntimas e desconhecidas da cidade.

O Seminário pretende criar encontros entre natalenses e profissionais dentro de lugares históricos da cidade.

“Queremos redescobrir rios, outros tempos e novos lugares. Queremos desvelar vozes, imagens,sentimentos. Será uma ocasião para compartilhar e conhecer experiências e iniciativas sobre apropriações, identidades e resistências que habitam a cidade, permeadas pela visão social, artística, geográfica, histórica, turística e urbanística”, disse a organização do evento.

Por isso, a escolha da Igreja Rosário dos Pretos, construída pelos escravos africanos para poderem rezar, enquanto não podiam entrar na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, no qual você pode saber mais neste link.

Durante o seminário haverá diversas palestras e oficinas relacionadas sobre sobre fotografia, prédios históricos, arquitetura, caminhada histórica e dentre outras atividades. Além disso, terá um passeio sobre rios e ruas em Natal, além de ter um momento para desenhar os lugares do Centro Histórico.

Confira a programação completa a seguir:

O Mmac Natal é uma iniciativa do Instituto Casadagua, do escritório Maga Arquitetura e do Duas Estúdio. Este projeto foi aprovado Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Djalma Maranhão) e conta com o patrocínio da Arena das Dunas e Potiguar Turismo e apoio do Hotel Safári e do Sebrae.

Você pode ler também:  Por que eles se mudaram para Natal?

Para saber mais informação e fazer a sua inscrição, clique aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí