[ARTIGO] Sobre amizade masculina, feminismo, sororidade e afins

[ARTIGO] Sobre amizade masculina, feminismo, sororidade e afins

Compartilhe:

Sempre tive amizade com mulheres, mas boa parte dos meus amigos são homens e isso veio naturalmente, apesar de deixar familiares e a sociedade chocada. No colégio, por gostar de rock, eu andava com os garotos e ficava compartilhando discos e músicas das bandas favoritas. Nos shows, eu era a única menina do grupo e eles me ensinavam várias coisas, sempre me protegia das piadas e xavecos dos outros amigos. Ou me apresentava aquele crush, se ele prestasse, claro. Me sentia protegida. Mas, isto não quer dizer que estava protegida no mundo machista.

Eu tinha que provar para os caras que sabia das bandas, conhecia as notícias sobre o meio musical e uma das medidas que fazia era me masculinizar, vestir camisetas de banda, calça jeans e All Star. Se usasse alguma saia, os meninos tiravam sarro. Aí batia nos caras se chegasse falar besteira para cima de mim. Vendo isso poderia virar a mesa e querer só a amizade feminina, quando o feminismo chegou na minha vida. Poderia. Mas, o mundo é feito de desconstrução. Os homens e mulheres precisam desconstruir.

Antes de fazer este artigo, eu procurei links similares que falassem deste mesmo assunto. Ora tinha um discurso super pessimista sobre amizade entre gêneros opostos e outras otimistas demais. Primeiramente, precisamos ressaltar que vivemos em um mundo totalmente machista, onde homem quando é considerado apenas amigos é jogado na friendzone, que mulher fala com homem está errada ou o homem só quer transar e não ter nenhum vínculo com as mulheres. Sem contar dos papos de homem, papos de mulher ou de que os assuntos devem ser ditos separadamente. Ainda tem aqueles textos bem adolescente.

Isto me incomoda, pois minha adolescência foi cercada de homens, apesar de ter tido com algumas decepções nos últimos anos..

A fogueira só aumenta quando o Huffington Post diz neste texto que um estudo da Universidade do Wisconsin reflete que a amizade entre homens e mulheres é um fenômeno recente e que é impossível escapar dos momentos de sedução e tensão sexual. Os cientistas estudaram 88 duplas de amigos de sexo oposto e concluíram que os homens sentem maior atração física e sexual por suas amigas e tendem a superestimar como elas os enxergam. A atração é vista como uma desvantagem, se bem que com o passar dos anos ela tenda a ir desaparecendo.

Você pode ler também:  Agora em Natal quem for pego jogando lixo no chão é multado

Além da relação familiar e amorosa, o ser humano necessita de fazer amizades, principalmente por ser uma forma de continuar comunicando. Afinal, sem comunicação os seres humanos estariam em extinção. Porém, ao longo do tempo, as formas de emitir uma mensagem foram estabelecidas em caixinhas e regras, seja por motivos ideológicos, sociais e religiosos. Da metade do século XX e nos dias atuais, a relação da mulher com a sociedade mudou bastante, inclusive nos relacionamentos.

Podemos votar, trabalhar e escolher se queremos ter filhos ou não, deixando homens tradicionais de cabelo em pé, no qual queriam tratar como uma boneca inflável ou uma vaca reprodutora, enquanto se esbaldavam nos tradicionais cabarés.

A amizade entre homem e mulher é algo recente, por isso ainda é bastante questionada pela sociedade. Fomos criados para que homem e mulher só precisam se unir para namorar, casar e procriar, nunca imaginaríamos que a gente poderia se unir apenas para conversar, assistir filme e ficar só no abraço. Afinal, por que muitos casais que estão juntos por convivência não fazem relacionamento sexual há anos é aceitável e um casal de sexo oposto não?

Porém, alguns que tentam justificar a amizade entre sexo oposto existe utilizando o argumento da rivalidade da mulher, dizendo que uma quer competir com a outra,
inclusive nos relacionamentos amorosos.

Cresci achando que a amizade masculina era desse jeito que a Toda Teen falava. Adorava falar esses seguintes estereótipos:

• Mulher rivaliza
• Homens não passam por cima dos relacionamentos
• Eles não são falsos
• Me dão os melhores conselhos amorosos
• Eles te escutam melhor.

Independente do sexo, se a pessoa realmente preza pela sua amizade, ele vai ser seu amigo até a sua morte, independente do gênero. Além de ser seu amigo de verdade, ele vai ouvir e querer desconstruir se soltar algum comentário ou piada machista. Afinal, a sociedade é patriarcal que estabelece regras de convivência há anos. Se ele for uma pessoa escrota com a namorada e você souber disso, tente falar a verdade e não passe a mão na cabeça. Se intrometa no relacionamento e ajude aquela garota a sair daquela furada.

Você pode ler também:  Um carioca e um paulista lançando quadrinhos juntos em Natal

Ao contrário de que muitas pessoas pensam, a amizade não é feita apenas de elogios, estamos aqui para trabalhar a verdade, mesmo que ela seja dolorosa. Lembre-se da sororidade, aquele termo que as feministas bastante usam para ajudar uma a outra, principalmente em situação de perigo.

Afinal, ninguém quer passar por um relacionamento abusivo e tóxico, fuja de namoros e amizades assim.

Ao mesmo tempo, não impeça aquele seu filho de ter amizade com aquela garota legal. Lembre-se a amizade é importante, independente do gênero.

Se fosse assim, o Irmão do Jorel iria estar apaixonada pela Lara e não Ana Catarina. Jerry Sienfeld voltaria a namorar Elaine. O Harry Potter estaria com a Hermione. Posso até citar diversos exemplos no mundo do cinema e seriado.

É isso!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...