“Se você enxergar o que aconteceu há 50 anos com o agora, você verá que tudo é possível”, diz Gabe Gabrielle, engenheiro da Nasa

“Se você enxergar o que aconteceu há 50 anos com o agora, você verá que tudo é possível”, diz Gabe Gabrielle, engenheiro da Nasa

Compartilhe:

Esta não é a primeira vez do americano Gabe Gabrielle na Campus Party, uma vez que já participou da edição de Brasília. Mas, pela primeira vez em Natal, ele comandou a palestra na tarde desta quinta-feira (12) chamada: “Ao Infinito e Além”. Pegando emprestado o famoso bordão de Buzz Lightyear, personagem de Toy Stoy, o engenheiro de computação da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, conhecida pela sigla Nasa, explicou a possibilidade de trabalhar com o aeroespacial e que com bastante esforço e estudo pode trabalhar na área, mesmo não sendo um norte-americano.

Foto: Lara Paiva

“Estou adorando esta minha visita à Natal. Como eu moro atualmente na Flórida, o clima parece bastante de lá e tem uma água bem quentinha, então já gostei logo de cara da cidade. Espero que tenha tempo de visitar um tempinho na praia, senão eu volto apenas para isso (risos)”, disse o simpático Gabe em entrevista para o Brechando, que foi bastante solicíto tanto com a imprensa mas também com os campuseiros, sempre mostrando o orgulho de ser integrante da Agência.

Sempre com um sorriso no rosto, ele mostra que conquistar os seus sonhos pode ser divertido. Enquanto estudava para engenharia, ele chegou a trabalhar como chapeiro do Mc Donald’s, motorista de caminhão e também como mecânico. O engenheiro também atuou como diretor de Engenharia do Comando Espacial da Força Aérea dos Estados Unidos.

Gabe trabalhou na Nasa por 17 anos. Inicialmente foi contratado como engenheiro de computação. Sendo engenheiro, o trabalho envolvia encontrar soluções para o conserto de pontes, rodovias, sistemas mecânicos, telhados, elevadores entre outros. Assim, ele teve acesso aos Centros de Controle, Complexos de Lançamento, Áreas de Manutenção de Satélites, Área de Simulação em Marte, e muitos outros. Durante esse período ele foi contratado para contribuir em programas voltados a melhorar o ambiente de trabalho de funcionários com necessidades especiais.

Além disso, ele começou a fazer palestras crianças e jovens para que, ao mesmo tempo, eles pudessem se interessar pela área que atua. O amor pelo seu trabalho foi tão grande, que hoje ele trabalha como palestrante oficial da Nasa. Durante o bate-papo de uma hora, ele quis comentar aos jovens que estavam presentes a importância de desenvolver o seu trabalho, não importa o qual.

“O trabalho na área de astronomia é muito importante e responsável por grandes descobertas. Algo que achei interessante no Brasil foi que os jovens são bastante interessados em astronomia, astrofísica e física. É importante ajudar as crianças a ensinar os prinipais conceitos destas matérias. Acredito que a Nasa está fazendo um importante trabalho divulgando pesquisas deste porte e estimulando os jovens a trabalhar na área. O legal de trabalhar na agência espacial é que ela compartilha todos os tipos de informações e curiosidades, não importa as quais para o mundo todo, mostrando diversas possibilidades e ter esperança em um mundo melhor.”.

Durante a Nasa, ele acampanhou não só os lançamentos de foguetes, mas também as mudanças tecnológicas. “Estamos passando por um crescimento contínuo, no qual as pessoas estão criando cada vez mais novidades. Acredito que esta geração está ensinando o que está acontecendo com mundo. Se você enxergar o que aconteceu há 50 anos com o agora, você verá que tudo é possível. A gente não sabe o que vai acontecer nos próximos 50 anos, mas acredito que temos coisas mágicas e seria muito interessante ver o que será descoberto de novo.”.

Como palestrante já visitou mais de 320 escolas nos Estados Unidos e também em diversos países como Noruega, Dinamarca, Alemanha, Trindade e Tobago, Qatar, África do Sul e dentre outros, no qual já falou para dezenas de milhares de pessoas

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí