Cthulhu ou Cleiton: De onde veio esse apelido dos BRs?

Cthulhu ou Cleiton: De onde veio esse apelido dos BRs?

Compartilhe:

Alguém do universo nerd ou que leu as histórias de H.P. Lovecraft sabe muito bem do que estou falando. O Cthulhu é uma entidade cósmica criada pelo escritor de terror, cuja  primeira aparição “cósmica” foi no conto “The Call of Cthulhu”, publicado na revista Weird Tales em 1928. O conto “O chamado de Cthulhu” foi escrito por Lovecraft em 1926 e deu origem aos chamados “Mitos de Cthulhu”, denominação, sob a qual, parte de sua obra foi reunida depois que o escritor morreu.

Depois disso, a criatura monstruosa das histórias de Lovecraft passou a aparecer em filmes, paródias, músicas, quadrinhos e jogos, analógicos e digitais.

É frequentemente citado pelos livros de história, por seu tamanho gigantesco e o terror abjeto que evoca. A entidade é usada também em círculos de ficção científica e fantasia como sinônimo de horror ou mal extremo. Mas, no Brasil, a criatura ganhou um apelido chamado Cleiton. Mas, por quê? O Brechando vai contar essa história a seguir.

Primeiramente, como se pronuncia a palavra Cthulhu ? Essa é a dúvida de muita gente, principalmente por ser uma palavra inventada pelo próprio Lovecraft. Eu chamo de Cutchulo, porém já ouvi gente o chamando de Cutulo, outros Chulhu e ainda tem gente que chama de Ctulho. Em entrevistas, o escritor também dizia que não tinha uma resposta definitiva a respeito. Afinal, é um nome criado em um idioma horripilantemente interplanetário.

A editora L&PM, responsável por trazer clássicos em versão de bolso também explicou como pedir o livro através desta postagem aqui.

Tudo isso começou através de fóruns especializados em jogos de tabuleiros, nos quais muitos brasileiros não conseguiam pronunciar a palavra. Então, eles tiveram a brilhante ideia de o chamar de Cleiton, pois de alguma forma as duas palavras tem sete letras e ambas possui o “c”e “t”. No entanto, o apelido carinhoso dos brazucas fez muito sucesso e as pessoas só começaram a chamar o monstrengo de Cleiton.

Você pode ler também:  Detefon: Um apelido que acabou com a carreira de um deputado

O nome Cleiton pegou tanto, que a editora Kronos Games lançou o jogo “Cthulhu Realms”, no Brasil, como “Reinos de Cleiton”.

Os Reinos de Cleiton, apelido carinhoso que o monstrengo ganhou dos brasileiros

Alguns fãs ficaram estarrecidos quando a empresa de Santa Catarina resolveu traduzir o jogo assim, mas eles fizeram uma postagem engraçada sobre essas reclamações. Veja a seguir:

E aí, vocês preferem Chutullhu ou Cleiton? Se ainda quer aprender a pronunciar, veja este vídeo a seguir (avance para os 4 minutos):

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí