Campus Party: começa hoje o Hackathon!

Campus Party: começa hoje o Hackathon!

Compartilhe:

Quando pensamos na palavra ‘hacker‘, a gente pensa em:

a) Nerds do mal que invadem o nosso computador

b) Gente do mal que destrói sites e roubam dinheiro

Não, hacker não significa isso. Você está confundindo com o cracker. Em informática, hacker: é aquele que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.

Por causa disso, a Campus Party promove, em suas edições, o Hackathon, que é uma maratona hacker para criar soluções para empresas públicas e privadas.

O termo significa maratona hacker e reúne programadores, designers, profissionais da comunicação, de desenvolvimento de software, entre outros interessados em passar o tempo colocando a mão na massa na resolução de desafios.

A maratona pode durar entre um dia ou uma semana, dependendo do grau de dificuldade, com a possibilidade de concorrer a prêmios pela melhor solução criada. No caso da Campus Party, ocorre apenas nos dias do evento.

O primeiro dia do desafio começa nesta quinta-feira (12). Confira os desafios que serão desenvolvidos durante o evento:

Tema: 
Uso de mineração e análise de dados com inteligência artificial para promover celeridade na tomada de decisão pela Justiça.

Público-alvo:
Estudantes e profissionais nas áreas de:

A) Programação e desenvolvimento de software; ou

B) Ciências Exatas (matemática, estatística e afins)
C) Análise e Ciência de dados; ou
D) Direito; ou
E) Engenharias
F) Design Gráfico / Digital; ou
G) Comunicação; ou
H) Administração ou Gestão de Projetos.

Você pode ler também:  Eu Não Ando Só: Mulheres de Comunicação se unindo contra o machismo

Descrição:
A Justiça Federal do RN convida estudantes e profissionais de TI, Ciências Exatas, Direito, Design, Comunicação e Gestão para formar equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que usem dados para apoiar a análise de processos e acelerar a tomada de decisões na Justiça Federal. Durante o hackathon teremos mentorias técnicas para orientação dos projetos, os melhores serão premiados.

Dinâmica:
Inscrição individual; equipes prontas ou que se formarem no início da atividade: de 3 a 5 pessoas; apresentação do tema, mentorias; definição do escopo; desenvolvimento e apresentação dos projetos para banca avaliadora. Início: Dia 12/04, Quinta-feira às 14:45.


 Tema:
“Construir ferramentas, análises e modelagens, baseadas em dados públicos, que ajudem a sociedade na visualização de oportunidades e ameaças na saúde Brasileira.”

Público-alvo:
Estudantes e profissionais nas áreas de:

 

A) Programação e desenvolvimento de software; ou
B) Ciências Exatas (matemática, estatística e afins)
C) Análise e Ciência de dados; ou
D) Engenharias
E) Design Gráfico / Digital; ou
F) Comunicação; ou
G) Administração ou Gestão de Projetos.

Descrição:
A Campus Party e o Cappra Lab convidam estudantes e profissionais de TI, Ciências Exatas, Engenharias, Design, Comunicação e Gestão para formar equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que usem dados públicos para gerar e promover o acesso à informação de qualidade e apoiar a tomada de decisões. Durante o hackathon teremos workshops e mentorias técnicas para orientação dos projetos, os melhores serão premiados.

Dinâmica:
Inscrição individual; equipes prontas ou que se formarem no início da atividade: de 3 a 5 pessoas; apresentação do tema, mentorias; definição do escopo; desenvolvimento e apresentação dos projetos para banca avaliadora


 

Tema:

Soluções tecnológicas para Educação, Segurança Pública e Recursos Hídricos.

Público-alvo:
Estudantes e profissionais nas áreas de:

A) Programação e desenvolvimento de software; ou
B) Engenharias
C) Educação
D) Segurança Pública
E) Meio Ambiente
F) Políticas Públicas
G) Design Gráfico / Digital; ou
H) Comunicação; ou
I) Administração ou Gestão de Projetos.

Você pode ler também:  José Varela, expedicionário potiguar morto na Segunda Guerra

Descrição:
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte convida estudantes e profissionais de TI, Design, Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública e Gestão para formar equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que otimizem a qualidade do serviço público em áreas chave para o nosso estado: Educação, Recursos Hídricos e Segurança Pública. Durante o hackathon servidores públicos das respectivas áreas farão mentoria para orientação dos projetos, os melhores serão premiados e poderão ser utilizados em benefício da comunidade.

Dinâmica:
Inscrição individual; equipes prontas ou que se formarem no início da atividade: de 3 a 5 pessoas; apresentação do tema, mentorias; definição do escopo; desenvolvimento e apresentação dos projetos para banca avaliadora. Início: Dia 12/04, Quinta-feira às 16:30.

E aí, vamos brechar a Campus Party hoje?

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...