Estudantes da UFRN vencem projeto de revitalização da Ribeira em concurso promovido pelo BID

Estudantes da UFRN vencem projeto de revitalização da Ribeira em concurso promovido pelo BID

Compartilhe:

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tiveram o seu projeto como o vencedor do prêmio que ajudará na revitalização do tradicional bairro da Ribeira, em Natal. A atividade foi resultado da edição deste ano do Urbanlab, projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que ajuda a revitalizar bairros históricos de vários cantos do país.  O projeto “Olhos da Ribeira” recebeu a quantia de cinco mil dólares, vencendo estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e de Brasília (UnB), considerada as melhores instituições de ensino do país.

O resultado do vencedor teve a presença do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e da primeira-dama, Andrea Ramalho. A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Virginia Lopes.

UrbanLab é um concurso universitário destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. No caso, os estudantes da UFRN resolveram criar um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para um polígono de intervenção no histórico bairro da Ribeira.

O vencedor do #BIDUrbanLabBrasil é o “Olhos da Ribeira” dos alunos da UFRN. O projeto dos alunos da UFRN, Marcela Lorena Farkat Scheer, Dmetryus Targino Marques de Souza, Nicholas Saraiva Martino e Mariah Oliveira Holder da Silva, venceu os finalistas da USP (2° lugar) e da UnB (3° lugar). O projeto vencedor, coordenado pela professora Ruth Maria da Costa Ataíde, apresentou soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da Ribeira, que é um dos bairros mais charmosos de Natal! O UrbanLab é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com a parceria da Prefeitura de Natal. O prefeito Carlos Eduardo ena titular da Semurb Virgínia Ferreira acompanharam a premiação do #BIDUrbanLabBrasil. Ambos foram convidados e com despesas custeadas pelo BID. O concurso BID UrbanLab acontece desde 2015 e Natal é a primeira cidade brasileira a fazer parte do projeto. Parabéns aos nossos vencedores!!

A post shared by Prefeitura do Natal (@natalprefeitura) on

Agora, eles trabalharão, entre fevereiro e março de 2018, com técnicos locais, Prefeitura do Natal, especialistas do BID, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal na aplicação do projeto na prática. Trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Marcela Lorena Farkat Scheer, Dmetryus Targino Marques de Souza, Nicholas Saraiva Martino e Mariah Oliveira Holder da Silva, sob a orientação da professora Ruth Maria da Costa Ataíde.

Projeto da Ribeira que venceu o Banco Interamericano do Desenvolvimento

Ao todo, o concurso recebeu na primeira fase 40 propostas de 31 universidades do país para ajudar na revitalização do bairro da zona Leste de Natal, sendo que sete foram de estudantes da capital potiguar.

O concurso ainda quer atuar como incubadora de talentos jovens em questões urbanas, a partir de uma rede de trabalho com universidades; fechar a lacuna entre os jovens e o mercado de trabalho; e promover um espaço participativo para a discussão dos paradigmas da disciplina. Após o sucesso das duas primeiras edições internacionais do concurso – em 2015, no bairro de Curundú, Panamá e em 2016 na cidade de Santa Marta, Colômbia– uma terceira edição, em parceria com a Província de Mendoza, Argentina, está em curso em 2017.

Todos os projetos finalistas apresentados no concurso receberão certificados de reconhecimento, ficando em exposição temporária na sede do BID.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...