De onde veio a expressão “galado” ?

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


Quem é natalense já ouviu a expressão “galado” ou já falou a palavra em um momento inesperado. Alguns acham que é um palavrão, visto que muitos associam com a palavra “gala”, nome informal para espermatozoide, principalmente para algumas cidades do norte-nordeste. A palavra também é utilizada para se referir quando um ovo de galinha está fecundado.

Mas, afinal, de onde os natalenses começaram a falar?

A palavra originou-se na época da Segunda Guerra Mundial, quando Natal era utilizada como base militar pelos americanos, no qual nesse período vários cabarés começaram a prosperar e nesta época quando chegavam os homens de paletó, os outros que estavam vestidos com roupas comuns falavam entre si: “lá vem os galados”.

Sim, pode ser mais um hábito que os norte-americanos ajudou a inserir na vida cotidiana daqueles que habitam na conhecida Cidade do Sol.

Outra teoria era por causa das roupas dos americanos para conquistar as natalenses, por se “vestirem mais arrumados”. Enquanto os daqui não conseguiam namoradas, os de lá vinham, com seus trajes de gala, e as conquistavam, onde, hoje, vê-se muitos filhos, netos, sobrinhos de descendência estadunidense.

Galado pode ser algo engraçado. Mas também pode estar associado para uma pessoa que cometeu algo muito horrível, que nem o contexto desta música do MC Priguissa. Ou seja, tem diferentes significados que variam de ‘foda’ ou ate ‘imbecil’ ou ‘sacana’: