Passo da Pátria ganha anfiteatro construído em parceria com moradores e projeto cultural

Passo da Pátria ganha anfiteatro construído em parceria com moradores e projeto cultural

Compartilhe:

Passo da Pátria ganha mini anfiteatro ecológico realizado com a participação da própria comunidade. A comunidade localizada às margens do rio Potengi, na zona Leste de Natal, conseguiu um espaço cultural graças a temporada 2017/2018 do projeto INarteurbana, que desde o ano passado realiza atividades culturais no bairro. O anfiteatro é feito bambu e “superadobe”, como se chama a técnica de erguer pequenas construções a partir de sacos de polipropileno preenchidos com solo argiloso e moldados de acordo com o que se deseja.

O bairro é considerado um dos mais perigosos de Natal, principalmente por conta do tráfico de drogas na região.

A realização do espaço já começou e está sendo articulada por colaboradores do projeto INarteurbana, em parceria com os próprios moradores da região que vão ganhar não apenas um mini anfiteatro, como também a revitalização da praça com a instalação de uma horta comunitária e bancos de convivência.

Veja mais fotos do trabalho da obra:

Criado em 2015, o INarteurbana é um projeto sociocultural de ativação de espaços públicos por meio de ações artísticas desenvolvido na comunidade do Paço da Pátria.

A iniciativa é uma realização da Casa Vermelha em parceira com a associação franco-brasileira Pixo, e conta com o apoio do Espaço ViraMundo; Escola Municipal Murici Gomes; Rádio comunitária do Passo; Grupo de idosos; ADIC; Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Fundação José Augusto; Pinacoteca Potiguar; Sherwin Williams; Fondação Air France; Aliança Francesa de Natal; Consulado Geral da França em Recife e do Instituto Francês.

De acordo com a organização, a nova praça será um espaço ainda mais construtivo e eco responsável porque será um local 100% colaborativo e administrado pelos próprios moradores, que vão cultivar as plantinhas da horta e decidir a programação do minianfiteatro”.

Você pode ler também:  Natal será palco de evento destinado à arte urbana

Ainda tem mais projeto para os moradores, um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
Quem deseje colaborar com o projeto ainda está aberta. Para participar basta enviar contato e disponibilidade para o e-mail inarteurbana@gmail.com .

Além das atividades no Passo da Pátria, durante o mês de agosto, o INarteurbana vai promover uma série de vivências no bairro, aproximando jovens e crianças das mais diversas linguagens de street art. Os oficineiros/residentes foram selecionados mediante uma chamada pública aberta para o Brasil inteiro e começam suas ações a partir do dia 15 de agosto.

A abertura da edição 2017/2018 e a consequente finalização dos trabalhos artísticos que serão desenvolvidos ao longo destas semanas ocorre no dia 1 de setembro às 15h, na Pinacoteca Potiguar (Palácio da Cultura), quando também será realizada a abertura da exposição desta edição com trabalhos dos artistas selecionados mediante chamada pública, e também de outros convidados exclusivamente pela curadoria do projeto.

A festa de lançamento vai reunir uma retrospectiva das ações do INarteurbana durante este ano de permanência no Passo da Pátria, e também projeção de filme de arte urbana, mesas redondas, feira mix, DJs e batalhas de graffiti.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí