Tirol é inspirado em um estado da Europa

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


O bairro de Tirol fica na zona Leste de Natal e é conhecido por ter bastante prédios, onde muita gente da alta sociedade residem nestes edifícios e por ter muitas lojas comerciais para este público. Mas, sabia que o seu nome é inspirado em uma cidade da Europa?

O bairro surgiu como uma forma dos natalenses migrarem da Ribeira e Cidade Alta para as adjacências como forma de passar o veraneio. Esta região era formada por sítios e “casas de campo” da elite republicana. Alberto Maranhão, por exemplo, tinha uma casa de veraneio onde funciona hoje o Aeroclube. A ocupação do bairro começou com a chegada do bonde para a atual Avenida Hermes da Fonseca.

A história do bairro Tirol confunde-se com a de Petrópolis. Estes dois bairros se desmembraram do terceiro bairro de Natal, Cidade Nova, ou “Cidade das Lágrimas”. O plano de construção da Cidade Nova foi de autoria do agrimensor e arquiteto italiano Antônio Polidrelli, e compreendia o espaço ocupado desde a Avenida Deodoro à Rua Campos Sales, abrangendo 60 quarteirões, compreendendo ruas, avenidas e praças. A criação destes bairros, concluída em 1904, constitui-se na primeira forma de ordenamento urbano de Natal. Esperava-se, com isso, retirar da cidade o aspecto colonial e induzir o seu crescimento futuro.

Voltando ao assunto principal desta postagem, o nome é referente a região da Áustria. Na verdade, não é uma cidade e sim um estado que fica na Áustria. Lá onde fica a cidade de Innsbruck e a região dos Alpes Suíços.

O estado de Tirol tem a quinta população do país. A seção principal tem fronteiras com a Baviera (Bayern, da Alemanha) a norte, o Tirol Meridional (Trentino-Südtirol) na Itália ao sul, e a oeste está Vorarlberg. O Tirol Oriental (Östtirol) tem fronteira com a Itália (Südtirol) e a Caríntia (Kärnten).

Uma casa localizada em Tirol, na Aústria (Foto: Tyrol.Tl)

O nome Tirol, afirmava Pedro Velho, foi apenas uma lembrança da Áustria, como era costume na época. Oficializados como bairros pela Lei n.º 251 de 30 de setembro de 1947, na administração do Prefeito Sylvio Piza Pedroza, teve seus limites redefinidos na Lei nº 4.330, de 05 de abril de 1993.

Tirol também é um nome de um bairro em Belo Horizonte.