Jornalista cria um aplicativo para mostrar prédios históricos de Natal

Jornalista cria um aplicativo para mostrar prédios históricos de Natal

Compartilhe:

Após ter falado desta matéria, o jornalista Gustavo Sobral, que também adora se aventurar na internet, mandou o link do seu aplicativo. Trata-se do Natal Histórica, criado para apresentar um pouco do patrimônio histórico da cidade de Natal, que sobrevive nos bairros de Cidade Alta e Ribeira. Tem gente que quer brechar os prédios da cidade, mas não tem carro, pegar um Eucaliptos, 53 ou 46 ou acha o Centro Histórico um lugar perigoso (que não deixa de ser verdade). Por isso, o  jornalista e contou com a ajuda da Smarto.

Sobre a empresa que desenvolveu o aplicativo, ela já fez outros Apps móveis para smartphones e tablets. Para Natal Histórica, a Smarto preparou duas versões, uma para iOS e a outra para Android, respeitando a identidade de cada sistema. A Smarto ainda oferece serviços de consultoria e de viabilidade de ideias e projetos na área. Entre em contato e conheça os nossos serviços. A empresa também foi responsável sobre o aplicativo que conta a história da cidade de Caicó.

O critério de seleção foi utilizar as definições do Centro Histórico estabelecido pela Prefeitura na Década de 90, que é uma área delimitada de aproximadamente 201.278 m², na qual estão inseridos 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista. Com o App, você pode localizar o edifício no mapa (ilustrado pelo arquiteto Arthur Seabra) e saber um pouco sobre a sua história. Foram catalogados mais de  20 prédios que compõe o Centro Histórico de Natal. Só clicar no prédio e saiba a sua história, veja estes prints a seguir que eu usarei como exemplo:

Da esquerda para direita:
1- Mostra a introdução do Centro Histórico
2- Apertando o botão do meio do app mostra os diversos prédios mapeados
3- Informação do prédio histórico escolhido
Aqui tem um mapa com os alfinetes demarcando aonde fica cada prédio histórico do Centro Histórico

Como vocês podem perceber, nós testamos o aplicativo para saber se ele presta mesmo. Ele é um ótimo começo para contar a história do Natal, visto que resume os detalhes de onde fica o prédio, o que funcionou e a sua atual função. Mas também poderia mapear aqueles prédios históricos que estão abandonados no Centro Histórico, como a Faculdade de Odontologia, que infelizmente hoje está abandonada, ou falar da Rua Conceição, a primeira rua de Natal.

Você pode ler também:  Midway-Aeroporto de Natal: mais rápido na ponte nova ou velha?

Além disso, priorizou mais a Cidade Alta do que a Ribeira e lembrar que a parte de baixo do Centro Histórico foi o que ajudou no desenvolvimento comercial da cidade.

Mas, se quiser aprender o básico da história de Natal, baixe este aplicativo, pois vale a pena.

O aplicativo não tem página nas redes sociais, mas você pode encontrar mais informações através deste link.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí