Estudantes da UFRN ensinam informática aos idosos

Estudantes da UFRN ensinam informática aos idosos

Compartilhe:

Muitos idosos são estimulados a praticar várias atividades, como uma forma de evitar que fique doente. Que tal lhe ensinar a manusear o computador? Esta é proposta do curso Inclusão Digital para Idosos, que ganhou força e provou ser uma iniciativa de sucesso, superando a estimativa de inscrições quase um mês antes do prazo final.O curso foi fruto de uma disciplina do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), sob a coordenação da professora Isabel Dillmann Nunes e com participação do professor Eugênio Paccelli Aguiar Freire.

A ideia do curso Inclusão Digital para Idosos partiu das alunas Luciana de Almeida Mariano e Rayane Lunara Catarino Dantas de Medeiros, que desenvolveram um projeto de extensão com o intuito de promover, de maneira didática e prática, a inclusão digital para o público da terceira idade.

Nesse curso os idosos assistem às aulas sobre noções de computação para utilização de computador, abrangendo: introdução às funcionalidades básicas e Internet (Facebook, Skype, Youtube) e Smartphone (utilização básica; uso da câmera; WhatsApp; Instagram; acesso às ferramentas Facebook, Youtube, Skype, entre outros aplicativos de interesse da turma).

A intenção é fazer com que eles se interessem em querer comprar computadores, celulares, perguntam quais são os bons, tornam-se mais independentes, não precisam dos filhos para fazer as coisas básicas na Internet. É um aprendizado enorme”, completou Isabel.

As aulas do curso Inclusão Digital para Idosos encerrarão no dia 22 de julho. No segundo semestre, a previsão é de que o projeto aconteça também em Martins/RN, em parceria com o Trilhas Potiguares, inaugurando um jogo de simulação de uso do computador por meio do qual o idoso pode mexer em tudo, sem medo de errar. Será, portanto, uma oportunidade de aprender brincando.

A entrevista completa sobre o assunto e mais detalhes do curso podem ser conferidas no próprio site do IMD, neste link aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí