Quantos bairros existem em Natal?

Quantos bairros existem em Natal?

Compartilhe:

O conceito de bairro em nosso município assume importância fundamental Em cada região constatam elementos característicos que lhe são peculiares. Assim, pode-se inferir que o bairro corresponde a cada uma das partes em que se costuma dividir a cidade, para mais precisa orientação das pessoas e mais fácil controle administrativo dos serviços que o poder público oferece.

Afinal, quantos bairros existem em Natal?  Ao todo, Natal tem 36  bairros, sem contar com os conjuntos e loteamentos habitacionais. Os maiores bairros se concentram na zona Norte e Leste da capital potiguar.

A última regulamentação dos bairros na capital do Rio Grande do Norte foi em 1993, quando Capim Macio, Barro Vermelho, Nova Descoberta e dentre outros foram considerados como bairro da Prefeitura do Natal. A partir do ano de 1994, por definição legal, a unidade territorial de planejamento de Natal passou a ser o bairro. Desde então foram atribuídas, a essas unidades, determinadas prescrições urbanísticas, observadas as suas condições ambientais, sociais, geopolíticas, econômicas, de infra-estrutura e serviços instalados, dentre outros aspectos.

Para formulação dos limites dos bairros da cidade do Natal foram adotados alguns critérios como: fator cultural e histórico, densidade, área mínima e área máxima, tempo de ocupação, preservação da nomenclatura tradicional e utilização de acidentes naturais e culturais.

Aqui vai a lista dos bairros, divididos por zonas urbanas, Norte, Sul, Leste e Oeste:

Zone Leste
Alecrim
Areia Preta
Barro Vermelho
Cidade Alta
Lagoa Seca
Petrópolis
Ribeira
Rocas
Tirol
Santos Reis

Zona Oeste
Bom Pastor
Cidade da Esperança
Cidade Nova
Dix-Sept Rosado
Felipe Camarão
Guarapes
Nossa Senhora de Nazaré

Zona Sul
Candelária
Capim Macio
Lagoa Nova
Neópolis
Nova Descoberta
Pitimbu
Planalto
Ponta Negra

Você pode ler também:  Uma homenagem ao Akira pelos natalenses

Zona Norte
Igapó
Nordeste
Nossa Senhora da Apresentação
Pajuçara
Potengi
Redinha
Quintas
Redinha
Salinas

Tags

Commente aqui

4 respostas para “Quantos bairros existem em Natal?”

  1. Ola estou a procura da minha avó, pois não a conheço, segundo informações ela morava em natal, mas não sei a cidade, ela se chama Luzia Rosa dos Santos, faleceu em 07/11/2011, se alguém tiver alguma informação serei muito grata,

  2. Gostei das informações dos bairros, mais falta muitas informações ainda de cidades na Zona Norte e localização do do aeroporto de São Gonçalo

  3. André Cassiano

    Parabéns pelas informações sobre os bairros de Natal. Eu estava pesquisando para participar de uma roda de discussão, e as suas informações são de grande valia para o assunto que vou defender.

    1. Estamos sempre dispostos em ajudar \o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí