O que é a greve internacional de mulheres?

O que é a greve internacional de mulheres?

Compartilhe:

A próxima quinta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres. Por isso, um grupo de mulheres convoca uma greve nacional feminina que está englobando diversos países. Tudo começou com um texto do chamado para a paralisação mundial foi assinado por Angela Davis, Cinzia Arruzza, Keeanga-Yamahtta Taylor, Linda Martín Alcoff, Nancy Fraser, Tithi Bhattacharya e Rasmea Yousef Odeh; importantes teóricas feministas e militantes do movimento. O documento faz remonta à Marcha das Mulheres contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sugere que este evento deve ser considerado apenas como o primeiro de um movimento feminista.

Ainda solicita que o mesmo foco mantido naquela manifestação – reconhecendo a importância de relacionar as condições de gênero, raça e classe das mulheres – sejam mantidas. Assim como o Women’s March, que foi observado no blog, o protesto internacional é um dos mais importantes do movimento feminista atual.

A convocação pode ser lida neste link.

Depois passou para outros países, como a Argentina, quando uma das porta-vozes do “Ni Una Menos”, movimento argentino que surgiu após os casos de feminicídio, assassinato de mulheres feitas por companheiros, no país. O objetivo é protestar contra o feminicídio, a exploração no trabalho/econômica e a desumanização e desierarquização das mulheres.

O movimento pede para: Greve total, parar no trabalho e nas tarefas domésticas e sociais ou parcial, parando o trabalho por algumas horas. Caso não seja possível parar no seu trabalho, usar elementos que simbolize a causa, como vestir roupa preta e protestar nas redes sociais. Boicote a empresas que usam o sexismo em suas propagandas ou lugares misóginos. Além disso, pode participar de marchas.

Ao todo, mais de 30 países também planejam fazer a greve, prevendo um histórico Dia da Mulher. Grupos feministas da Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, República Checa, Equador, Inglaterra, França, Alemanha, Guatemala, Honduras, Islândia, Irlanda do Norte, Irlanda, Israel, Itália, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Rússia, El Salvador, Escócia, Coreia do Sul, Suécia, Togo, Turquia, Uruguai e EUA confirmaram a convocatória que tem o objetivo de deixar escritórios, lojas, fábricas ou qualquer trabalho sem a presença do sexo feminino para protestar contra as desigualdades de gênero e a violência machista.

Você pode ler também:  Mulheres na Praça fará uma segunda edição no dia 18 de março

O protesto internacional é inspirado no Dia Livre das Mulheres islandesas de 1975, quando 90% das cidadãs deixaram seus postos de trabalho em 24 de outubro desse ano para protagonizar uma grande manifestação nas ruas do país e marcar um ponto de inflexão na luta pela igualdade de direitos.

Portanto, a paralisação é também um levante contra o levante conservador que vem se dando no ocidente, a fim de colocar mulheres corajosas na vanguarda da luta feminina e contra as leis visam diminuir direitos e segregar minorias.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí