De onde veio a expressão “galego”?

De onde veio a expressão “galego”?

Compartilhe:

Com certeza, se você mora no Nordeste, já se referiu algum loiro com a palavra “galego” ou “galega”, para quem for mulher. Seu amigo do Sudeste acha estranho isso? Tem algum primo seu mais loiro que a família toda lhe chama de “galego” por isso? Também é um apelido pejorativo dado à um certo senador que não iremos pronunciar, por motivos óbvios.

Mas, de onde surgiu esta expressão no Nordeste? Por que referimos aos loiros desta seguinte forma?

Isso tem relação com os portugueses quando vieram ao Brasil, no qual muitos vieram da região de Galiza, que hoje é reduzida há uma comuna da Espanha e antes englobava o norte de Portugal. As primeiras referências ao Galiza vem da Grécia antiga.

Durante uma época, mais precisamente por 400 anos, ficou dominada pelo Império Romano. Depois se transformou em Reino de Suevo e o Reino de Galiza.

Nesse período, muitos galegos se mudaram para Portugal e Espanha, reduzindo a uma pequena comuna espanhola, onde fica a famosa cidade de Santiago de Compostela. Naquela região era muito comum ter homens e mulheres loiros, com olhos azulados.

Santiago de Compostela fica em Galiza, onde fica os galegos
Santiago de Compostela fica em Galiza, onde fica os galegos

Vale lembrar que Portugal chegou primeiro no Nordeste para conquistar outros territórios brasileiros.

Você pode ler também:  Quatro comerciais da Riachuelo
Tags

Commente aqui

Uma resposta para “De onde veio a expressão “galego”?”

  1. Maria Nazaré Batista

    Nossa! Amo esse tipo de publicação e os assuntos abordados. Espero que esse blog dure muito e seja visto por muita gente para que aprendam a dar valor à história do nosso Estado e da nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí