Concurso de Miss, gorduras e a ditadura da magreza

Concurso de Miss, gorduras e a ditadura da magreza

Compartilhe:

“Você está gorda, deveria emagrecer. Mas, a sua saúde?”. Aí retruco: O que vale mais, a saúde ou autoestima? O fato de usar o sobrepeso como sinônimo de pessoas não saudáveis volta à tona, desta vez foi no concurso do Miss Universo, quando a Miss Canadá apareceu de biquíni e apresentava um corpo mais robusto, em comparação às outras candidatas. O fato dela ter passado na seletiva do biquíni fez com que muitas pessoas a hostilizassem pelo atual formato de seu corpo.

Veja esta imagem a seguir:

Você olha uma mulher com uma barriga seca, mas tem pernas mais grossas e peitos volumosos. Uma pessoa gorda é aquela que tem um Índice de Massa Corpórea acima do normal. Portanto, ela não é gorda. Se fosse, ela está muito feliz com o que possui.

A jovem de 23 anos não se intimidou com as críticas e quando, durante o concurso fizeram a pergunta: “Como se sente por ser maior que as outras concorrentes?”, a concorrente respondeu que o mais importante para uma mulher é estar confiante com o seu próprio corpo.

O mais contraditório é que uma das apresentadoras do programa estava acima do peso e estava usando vestidos que valorizaram as suas curvas.

Falando da Sierra Bearchell, nome da Miss canadense, as pessoas estavam ignorando o discurso do vídeo dela, no qual realizou uma viagem num orfanato na África. Só queriam a criticar por estar gorda.

Desde quando ela estava gorda? Esta não é a primeira vez que o Miss Universo implica com as gorduras de duas candidatas. A vencedora de 1996, Alicia Machado, a então Miss Venezuela. Durante o seu reinado, ela tinha engordado. Na época, o Donald Trump, organizador do evento, lhe fez enxurradas críticas e a colocou em diversas humilhações, como ameaçar de tirar o prêmio de primeiro lugar ou chamar a imprensa inteira para vê-la fazendo exercício físico.

Você pode ler também:  Quem foi a primeira usar biquini em Natal ?

A magreza é uma regra e isso confirma quando ler uma revista como a Boa Forma, no qual mostra mulheres magras na capa, dizendo que emagreceu 10 quilos em um mês, consumindo apenas líquidos, como sopas e sucos. Porém, ser magra não é o sinônimo de ser saudável. Algo que o blog já repetiu.

Muitas vezes, estes produtos midiáticos utilizam de pseudociência para vender exemplares, fazendo com que muitos jovens cometam loucuras na hora de emagrecer, trazendo transtornos alimentares.

Quando não é o argumento da saúde, utiliza-se das roupas, dizendo que aquele estilo de roupa não são legais para as pessoas mais gordas e que o certo era usarem um grande pedaço de tecido. Quantas vezes você já ouviu que não podia usar cropped?

As mulheres comuns, do dia a dia, não têm corpos de misses. Inclusive, as críticas ao corpo de Sierra só deixaram claro como para ser uma miss tem que ser magérrima. Enquanto você fiscaliza a comida da sua amiga gorda, ela pode está depressiva ou fazendo loucuras para emagrecer, como tomando cápsulas de caráter duvidoso.

A beleza machuca, mas Sierra mostrou que isto está mudando.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí