O que é o Nudes? Isto é um órgão do IFRN

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


Muita gente ficou de cabelo em pé com a postagem:

Como vocês podem perceber que o Nudes é um órgão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Mas, o que significa isso? Nós vamos te explicar! Primeiramente, ele não tem nada a ver com o ato de mandar fotos de gente pelada na internet ou estuda a anatomia do corpo humano. É algo relacionado à pesquisa de computadores.

O Nudes foi criado em 2011 e é a sigla para Núcleo de Desenvolvimento de Software (NUDES), no qual une os estudantes e professores que fazem pesquisas na área de computação do instituto. Lá reúne projetos de pesquisa e extensão. A intenção é desenvolver produtos de software inovadores. Recentemente, ele foi reinaugurado com um novo espaço dentro do campus do IF, leia por aqui.

De acordo com o site:

As pesquisas desenvolvidas pelo NUDES têm o caráter de pesquisa aplicada em produtos, processos e serviços de engenharia de software. A aplicação prática das pesquisas desenvolvidas se dá por meio de empresas e instituições (públicas ou privadas) conveniadas. Para tal, o NUDES conta com o apoio da FUNCERN – Fundação de Apoio ao IFRN.

O Nudes conta principalmente com os docentes, discentes e egressos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação do Campus Natal-Central.

Pessoal do Nudes
Pessoal do Nudes

Para atingir o seu objetivo o núcleo atua na captação de projetos de pesquisa e extensão. O desenvolvimento desses projetos envolve professores (efetivos e substitutos), alunos (técnicos e tecnologia), egressos e profissionais especialistas. A ação do núcleo se pauta na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Eles possuem o tema de convergência sobre Cidades Inteligentes e essas são as linhas de pesquisa: Qualidade e Produtividade de Software, Engenharia de Serviços, Banco de Dados, Big Data e Análise de Dados, Sistemas Embarcados e Móveis, e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Para saber mais do projeto é só clicar no site aqui.