O que aposto de legal na edição do Flin

O que aposto de legal na edição do Flin

Compartilhe:

O Festival Literário de Natal (Flin) acontece nesta semana em Natal. A partir da quarta-feira (14), a Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, estará cheia de escritores e amantes da literatura. Dentre os artistas confirmados estão Március Cortez, Marina Colasanti, Woden Madruga, Tácito Costa, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo Cavalcanti (autor de “Fernando Pessoa, uma quase biografia”) e Ignácio de Loyola Brandão.

Além disso, haverá apresentação dos artistas Raimundo Fagner, Zeca Baleiro, Virgínia Rodrigues e Moraes Moreira.

Essas são as minhas apostas das coisas interessantes para brechar no festival:

abertura com moraes moreira

moraes

Como o tema deste ano é cordel. Vale a pena chamar Moraes Moreira, que é uma figura carimbada nos eventos da Prefeitura do Natal e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Moraes já tem livro lançado na área e fará um recital na Tenda dos Autores, com Ivanildo Vila Nova, durante o Encontro de Cordelistas e Festival de Violeiros, a partir das 17h da quarta-feira (14).

marina colasanti

marina-colasanti8

No ano passado, a poeta Marina Colasanti não pode comparecer no Flin. Mas, neste ano, ela participará, nesta quinta (15), em um debate com Március Cortez e Tácito Costa, editor do site Substantivo Plural.  Ela nasceu na Itália e mora no Brasil desde os 11 anos. No Brasil estudou Belas-Artes e trabalhou como jornalista, tendo ainda traduzido importantes textos da Literatura italiana.

Como escritora, publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Seu primeiro livro foi lançado em 1968 e se chama “Eu sozinha”. Seu livro de contos “Uma ideia toda azul” recebeu o prêmio “O Melhor para o Jovem”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

bate-papo com fagner

fagner

Um dia após a sua apresentação, o cantor Fagner fará um bate-papo na sexta-feira (16) juntamente com os escritores Woden Madruga, Alex Nascimento, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi e José Paulo. Dentre os assuntos que poderão a ser discutidos estarão boêmia, literatura e música, algo que fez parte da carreira do compositor e músico cearense.

Com certeza um dos assuntos abordados na mesa será Ferreira Goulart, poeta que escreveu “Borbulhas de Amor”, um dos sucessos do cantor e que faleceu recentemente.

Cordel e apresentações orais

maxresdefault-19

Em 2014 o tema era quadrinhos e Moacir Cyrne. O tema do ano passado foi o centenário de Djalma Maranhão, criador do programa de alfabetização “De Pé No Chão Também Se Aprende A Ler”. Agora, neste ano falará sobre Cordel, gênero literário bastante conhecido na região Nordeste, principalmente no Sertão, e é importante tanto na literatura oral quanto na escrita.

Você pode ler também:  Esses dois poetas vão lançar livros em Natal nesta quarta

Na quarta-feira (14), a partir das 9h30, acontecem espetáculos lítero-musicais e apresentações, seguido de palestra com Geraldo Maia sobre a “Erudição dos poetas populares”.

Haverão diversas atividades voltadas ao sertão, como a apresentação do espetáculo “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, com o músico Caio Padilha, na quinta-feira (15), em duas sessões, às 8 e 13 horas.  Na sexta-feira (16) haverá contação sobre histórias nordestinas com José Acaci, às 10 horas.

Não podia falar de cordel no Rio Grande do Norte sem citar Paulo Varela, que é um dos grandes incentivadores da literatura, no qual no último dia do Flin (17) fará uma palestra sobre o asunto.

lançamentos

_dsc0062

Durante o Flin, haverá um dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas e Cooperativa Cultural da UFRN. Dentre os lançamentos estão o novo livro de Patrício Jr, do selo Jovens Escribas, chamado “Absoluta Urgência de Agora”, que será lançado nesta sexta-feira (16), às 19 horas. Ele foi o primeiro escritor do selo a publicar um romance e fazia sete anos que não lançava alguma novidade.

Neste trabalho, Júnior mostra uma relação de amor relatada pelo protagonista em relação com seu ex, a quem chama sempre de B*****.  Praticamente, uma DR literária.

Audiovisual

133457
Abraço de Maré, um dos filmes que serão exibidos no FLIN

O audiovisual está associado a literatura. O filme aparece nas telonas a partir de um roteiro escrito no papel. Por isso haverá exibição de produções potiguares. Que faz parte da programação da Mostra Sesc de Cinema Potiguar. Ela funciona em duas sessões: uma acontece às 10 horas e outra às 15 horas. Confira os filmes que serão exibidos:

O menino do dente de ouro  (RN, 2014, ficção, 14’42”)

Direção: Rodrigo Sena

Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse:

Na ida para o colégio, Wesley, 12 anos, acaba se envolvendo em uma trama perigosa e lucrativa. Abordando o limiar da essência de uma criança e o despertar para a juventude, apresentando atalhos e oportunidades na vida de um jovem de periferia.

Você pode ler também:  Falando das Associações Literárias do RN no século XX

Operação plástica com Flávio Freitas (2011, documentário, 10’51”)

Direção: Carito Cavalcanti e Joca Soares

Classificação indicativa: livre

Sinopse:

A aventura solitária e bela do artista plástico Flávio Freitas no seu cotidiano de trabalho. O Artista em seu ateliê. O Artista na intimidade. O pensamento do artista: o processo criativo, o desenho de observação, a disciplina diária, criar e vender, a história do ateliê da Ribeira, a espiritualidade.

Abraço de maré (2013, documentário, 16’10”)

Direção: Victor Ciriaco

Classificação indicativa: livre

O dia a dia de quem mora em um centro urbano é sempre atribulado no meio disso tudo, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. O filme trás para a tela a história de vida de uma família que vive às margens do Rio Potengi.

Além disso, acontece o lançamento e bate papo com os produtores do curta “Mar de Zila”, premiado no Edital Cine Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal.

música

zeca-0436c_rama-de-oliveira730

No encerramento de um dia do Flin acontece apresentações musicais gratuitas. Na quinta-feira (15) haverá uma apresentação do Fagner. No dia seguinte, um pocket show com Virgínia Rodrigues e, no último dia, Zeca Baleiro para animar os natalenses.

ignácio loyola de brandão encerra o festival literário de 2016

loyola_brandao

Ignácio de Loyola Brandão é um paulista de 80 anos e tem uma vasta produção literária e no jornalismo brasileiro. Suas obras foram traduzidas por diversas línguas. Neste ano, ele recebeu o Prêmio Machado de Assis, principal prêmio literário brasileiro, oferecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) a escritores brasileiros, pelo conjunto de sua obra, desde 1941.

Será ele quem vai encerrar o Flin 2016, com um bate-papo com Nélida Piñon. Além disso, haverá um pocket show de Rita Gullo (filha de Ignácio de Loyola), chamado Solidão no Fundo da Agulha, espetáculo composto pelas memórias do escritor em momentos marcantes do escritor.

A programação completa pode ser vista por aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí