Fugindo do Carnatal jogando RPG

Fugindo do Carnatal jogando RPG

Compartilhe:

Role-playing game, esta é a sigla para o jogo RPG. Traduzindo significa Jogo de Interpretação. Como funciona? Os participantes assumem papéis e criam narrativas colaborativamente. O progresso se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado vindas de um livro, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente.

O mais famoso é o Dungeons and Dragons, carinhosamente chamado de D&D, criado na década de 1970, que inspirou o desenho “Caverna do Dragão”. Entretanto, nestes quase 50 anos de jogatinas já surgiram outros tão populares como D&D, como Shadowrun, GURPS, Fate, Vampiro, Pathfinder e dentre outros.

As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

calangolúdicoEle une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG ocasionalmente tem ganhadores ou perdedores. Como nas histórias ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

Primeiro, você precisa montar o personagem através de uma ficha e com os dados das mais variadas formas monta as suas características. Como em uma aventura de RPG sempre existem eventos aleatórios, nem tudo pode ser decidido de forma direta pelo narrador ou jogadores. Os dados, por exemplo, são uma das ferramentas para determinar os atributos.

calangolúdico

Além dos tradicionais dados de 6 lados, também são usados dados de 4 lados, 8 lados, 10 lados, 12 lados, 20 lados e 100 lados. Cada sistema tem suas próprias regras para determinar o que ocorre no jogo baseado no resultado dos dados.

Quanto mais difícil a tarefa, menor será a chance do resultado dos dados serem satisfatórios. Este episódio do Laboratório do Dexter explica muito bem a funcionalidade do jogo (está em espanhol):

Você pode ler também:  Jota Quest já foi artista principal no Carnatal?

Se você não consegue interpretar, o RPG não é para você. Mas, muita gente gosta. Em Natal, por exemplo, um grupo de pessoas resolveram se reunir para jogar neste domingo (4) na Arena Geek, um espaço que tem a intenção de reunir os nerds para jogar cartas, jogos de tabuleiros e este que é o foco desta matérias. Muitos estavam procurando uma opção para o domingo que não fosse balada ou Carnatal.

O nome do evento era Calango Lúdico e estava em sua sétima edição. Acontece sempre no primeiro domingo de cada mês.

calangolúdico“Jogar rpg é um hobby que me dá oportunidade de ser criativo, me divertir e ainda passar um tempo com meus amigos e o calango é um ótimo espaço para conhecer pessoas novas e interagir com outros jogadores da cidade”, disse João Neto.

O Cristiano Leish, um dos organizadores do evento, comentou que foram oito mesas ocupadas no local para querer brincar e resolveram fugir do evento. “As pessoas jogaram diversos sistemas e temas. O evento foi criado em prol da comunidade em que pudessem se reunir, jogar, conversar e se divertir sem ter algum tipo de confusão ou estresse”, disse.

Dava para ver que o clima era unido. As pessoas estavam conversando, rindo, comendo e estavam entrando no clima dos jogos. Se alguém tivesse rodando o local, eles praticamente lhe colocavam na mesa para jogar. Além de gostar, eles querem que os outros joguem.

Era uma forma de convencer que a partida valia pena. Ainda tinha chance de ganhar alguns prêmios, como livros de RPG, quadrinhos ou histórias. Se não gostassem, deixariam que o cobaia pudesse jogar boardgame ou cardgame. Eles perdoavam se você preferisse Magic do que Dungeons and Dragons.

Você pode ler também:  Bar em Natal transmite os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino

calangolúdico

O Calango Lúdico é organizado pela equipe do Mundos Colidem, que já organizaram o Diversão na Lagoa e ZN Lúdica, onde reúne os fãs destes joguinhos na zona Norte da capital potiguar.

Confira mais fotos do evento a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí