Desenhos dos pacientes do João Machado serão expostos no hospital

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


Na próxima quarta e quinta-feira (21 e 22), o Hospital Psiquiátrico Doutor João Machado abre a exposição “Ouça” com parte do acervo visual do setor de terapia ocupacional do hospital. São desenhos realizados pelos pacientes entre os anos de 1962 e 1979 durante as aulas de praxiterapia.

A gente já falou um pouco desta exposição nesta matéria aqui. Os trabalhos serão expostos no auditório do hospital, das 8h às 16h.

O João Machado é o maior hospital psiquiátrico do Rio Grande do Norte. Antigamente, muitos internos receberam aulas de desenhos durante o tratamento de praxiterapia. Essas atividades ficaram muito tempos esquecidas nos arquivos da unidade hospitalar até serem descobertos novamente por Pollyane Azevedo, estudante de Artes Visuais, que resolveu utilizá-las para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os materiais estavam em uma pasta de quatro volumes.

Até o momento, o nome dos autores estão em sigilos e Pollyane não sabe se ainda estão vivos. Suas formas, suas cores, seus personagens, tudo que neles se vê é resultado de uma experiência vivida e perfeitamente equilibrado dentro de seu universo artístico. Suas composições, ora harmoniosas ou desconexas, fazem parte da construção interior de seus criadores, de suas lembranças ou projeções de surtos delirantes.

Juntos, esses elementos compõe o código de acesso a um mundo novo e inventivo, de representações e imagens adaptadas ao modo particular de cada um, seu lugar de pertencimento e de sua identidade.