Skate domina Natal: brechando um campeonato na cidade

Skate domina Natal: brechando um campeonato na cidade

Compartilhe:

“Velho, achei massa, nunca teve uma competição de skate como essa em Natal. É campeonato de skate de alto nível”, afirmou Lenon Murilo enquanto via as manobras dos meninos que participavam da seletiva do Nordeste Skate Brasil, que aconteceu neste sábado (3), no qual o vencedor participaria do campeonato brasileiro de skate amador no Rio de Janeiro. A iniciativa veio da loja Lee Boards, conhecida por ter uma pista profissional dentro do seu estabelecimento e um point badalado para a galera alternativa da cidade.

A gente sempre deu uma boa observada sobre o skate na cidade, da luta para conseguir uma pista pública e das praças que são utilizadas para treinar.

Sábado foi dia de competição de skate em Natal
Sábado foi dia de competição de skate em Natal (Fotos: Lara Paiva)

“Fazia mais de 10 anos que não havia uma competição de skate na cidade, principalmente pelo fato da ausência de pistas na cidade. Agora que montamos uma, deu certo de colocar essa ideia na prática. Tem gente para caramba”, comentou em tom comemorativo o Henrique Harrop, um dos sócios da Lee, que estava correndo de um lado para o outro enquanto lhe entrevistava, visto que tinha que cuidar da loja, dos detalhes da competição e também assistir um pouquinho, pois ninguém é de ferro.

Muitos estavam brechando a competição, era gente sentada na parte externa da loja, na parte do bar ou subindo na beirada da pista com o objetivo de não perder os erros ou acertos dos competidores de Natal e outros lugares do Nordeste, como Fortaleza, Mossoró e João Pessoa.

Competição aconteceu na loja Lee
Competição aconteceu na loja Lee

“O skate é festa antes de tudo, onde tem local que se junta um monte de skatista é bastante legal. Nós ficamos em lugares aonde ficamos a vontade. O mais importante é a festa e a confraternização, independente da premiação”, contou o representante comercial Rodrigo Simões, que veio de João Pessoa para espiar, além de praticar skate.

Agora Simões deu uma cutucada nos governantes da cidade para incentivar os competidores. “Agora Natal agora precisa de uma pista pública e incentivo dos governantes, principalmente pelo fato de que tem muita gente talentosa. O skate é o segundo esporte praticado do mundo”.

Você pode ler também:  Como ajudar os moradores sem-teto na quarentena
Sábado foi dia de competição de skate em Natal
Vencedor iria competir a edição nacional no Rio

Sim, Natal tem gente talentosa e o jovem João Augusto, de 12 anos, pratica o esporte desde pequeno e foi lá para torcer para os potiguares.

“Quando tinha três anos, meu pai me deu o primeiro skate e desde nunca parei de andar. Adoro me divertir andar de skate. Já quebrei meu pé, mas mesmo assim não desisti e continuei andando”, relatou o garoto que veio para assistir Luís Marcello.

Marcello é radicado em Natal, bicampeão do campeonato paraibano de skate amador e está no top 20 do brasileiro. A brincadeira começou por incentivo do irmão mais velho. “Aprendi, mas nunca foi meu foco ficar andando toda hora. Um dia teve um campeonato de skate perto da minha casa em Parnamirim e fiquei em quinto lugar. Depois do resultado, resolvi focar nas competições”, afirmou Marcello, que levou a galera ao delírio quando acertava as manobras bem difíceis.

Hoje, com 17 anos, e três anos e 11 meses no profissional, já viajou o Brasil inteiro com as competições. “O skate não é um esporte, é um estilo de vida. A pessoa viver de skate é a melhor coisa que se tem. Se não dê certo, a gente tenta outra coisa. Só precisa de incentivo. Já viajei para o Brasil todo com o skate, já fui para Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Fortaleza, João Pessoa…Um monte de lugar”, contou.

Luís Marcello compete há quase quatro anos
Luís Marcello compete há quase quatro anos

E o irmão? O que está achando disso? Marcello prontamente respondeu: “Meu irmão está orgulhoso de mim e diz que tenho dom para coisa. Agora vai ficar difícil de vê-lo, pois ele vai se mudar para os Estados Unidos em breve.”.

O local também havia outros competidores, como o Matheus Barros, que é estudante de fisioterapia na UFRN e foi participar da disputa por diversão. “Eu tinha uns 12 ou 13 anos, quando vi uma galera andando na rua da minha casa e me interessei em andar de skate. Aí fui atrás de saber como era e gostei. Não quero levar para o lado profissional, só vou para as competições somente por diversão.”.

Você pode ler também:  Juíza concede autorização para demolição do Hotel Reis Magos

Skate

Algumas pessoas tentaram competir, como a Ana Patrícia, que chegou atrasada porque estava fazendo uma tatuagem em um cliente. “Tenho 34 anos e ando de skate desde os meus 18 anos. Me interessei quando via os meninos na Praça Vermelha andando de skate. Antigamente, era complicado ser mulher andando de skate, mas agora as coisas estão bem melhor. Gosto de andar, independente se tem apenas homens. Estou nem aí. O pior é não ter outras meninas andando para incentivar, seria muito massa todas andando juntas.”.

SkateComo foi? A competição foi dividida em duas categorias: Amador 1 e Amador 2. A seletiva para o brasileiro foram aos três primeiros colocados de cada categoria e a premiação foi destinada aos cinco primeiros colocados das três categorias oferecidas.

O sistema de competição foi no formato Jam Session alternada, sendo observado pelos três árbitros os critérios: grau de dificuldade das manobras, aproveitamento da pisa, velocidade, entre outro, computando as notas que podem varias de 0-100.

O NSB foi homologado pela Confederação Brasileira de Skate e realizado em parceria com a Lee Boards, com o apoio do Shopping Cidade Jardim.

Confira as fotos a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí