História do Cemitério do Alecrim

História do Cemitério do Alecrim

Compartilhe:

Já falamos algumas coisas do bairro do Alecrim, que podem ser conferidas a seguir:

Mas nunca falamos sobre o Cemitério do Alecrim. Como nesta quarta-feira (2) celebra-se o feriado de Dia de Finados, vamos falar a história deste prédio histórico que ajudou a crescer o bairro. Sabia que ele surgiu antes da formação do bairro? Foi o primeiro cemitério público de Natal, que na época Natal se resumia territorialmente aos bairros da Ribeira e Cidade Alta. Antigamente, os corpos eram enterrados nas igrejas.

O Cemitério do Alecrim foi inaugurado no ano de 1856. Portanto, ele existe há 160 anos. Sim, este prédio simpático da foto acima do título guarda muita história dos natalenses e da cidade por quase dois séculos.

Nos livros publicados de Câmara Cascudo, também enterrado no Cemitério do Alecrim, juntamente com outros parentes, existem duas versões sobre a origem do nome do bairro Alecrim.  A primeira refere-se às pessoas humildes que tinham o habito de enfeitar a frente de suas casas com a planta do alecrim. A segunda diz respeito a uma moradora local que costumava decorar os caixões dos “anjinhos” com galhos da referida planta.

estatua-dupla
Esta estátua faz parte de um túmulo do Cemitério do Alecrim (Foto: Blog Uôléo)

A construção do cemitério, até então sem nome, surgiu após um surto de cólera em 1855, ano em que foi autorizada a obra. Na época, o Alecrim era habitados por agricultores e era tão distante do centro da cidade que um carro fúnebre teve de ser providenciado para o transporte dos corpos.

A primeira reforma do cemitério só aconteceu em 1941, já passou por várias reformas, mas é comum ver os noticiários falando da falta de infraestrutura.  Em 2011, a Prefeitura do Natal decretou o prédio como Patrimônio Histórico de Natal, mas nenhuma reforma foi feita até então.

O que o Cemitério do Alecrim tem de tanto diferente? Lá é enterrado desde a pessoa mais pobre até os mais ricos. Ou seja, não tem restrição de credo, cor ou classe social. Lá está sepultado desde o seu parente até o ex-presidente Café Filho.

Você pode ler também:  [CRÔNICA] Do Céu, a sua vida é boa

Leia esta matéria aqui, realizada no Dia de Finados do ano passado.

O espaço é lembrado pela existência daqueles mausoléus gigantes e bem feitos, parecendo uma casa que vai habitar cinco famílias. Os trabalhos artísticos nos túmulos típicos existem várias representações de Jesus, anjos, santos e figuras mitológicas, de autoria de escultores e artesãos locais ou de outros Estados.

Por exemplo, uma estátua do deus grego Hermes está postada no mausoléu de João Câmara e existe várias lendas sobre o monumento.

Outras estátuas que chamam atenção estão no túmulo da família Cicco: Uma de pé, representando a Yvette Simões Cicco, falecida em 1937, aos 25 anos. Era filha única de Januário Cicco, renomado médico que fundou os primeiros hospitais de grande porte em Natal. A outra estátua sentada é a mãe da jovem e esposa de Januário Cicco.

Existe também um bom número de túmulos de porte coletivo vinculados a entidades cooperativas como os da Liga Artístico-Operária Norte Rio Grandense, da Maçonaria do Rio Grande do Norte e da Congregação das Filhas do Amor Divino. O Cemitério do Alecrim guarda muitas histórias, como os túmulos idênticos de três jovens pilotos australianos, abatidos em abril de 1944, que foram resgatados e ali sepultados

Foto: Jornal de Fato
Foto: Jornal de Fato

Uma das curiosidades do cemitério é ser a úncia área da cidade que tem uma ala dedicadas aos Judeus. Além disso, está enterrado um americano que morara em Natal quando a cidade serviu de base militar durante a Segunda Guerra Mundial.

O historiador Rostand Medeiros contou que até o final da Segunda Guerra Mundial centenas de cemitérios temporários haviam sido criados pelas forças armadas dos Estados Unidos em campos de batalha e locais de apoio ao redor do mundo.

Você pode ler também:  O que é esta casa abandonada no meio da praça Augusto Severo?

Com o fim da guerra foi organizada uma grande operação para trazer aos Estados Unidos 233.181 americanos mortos, tudo sob a coordenação da American Battle Monuments Commission (ABMC), uma agência do governo americano criada em 1923 e destinada exclusivamente a tratar do repouso eterno dos guerreiros estadunidenses. Grande parte dos cemitérios temporários foi desativada durante a operação de traslado dos corpos para os Estados Unidos, que se estendeu de 1945 a 1951.

Devido à vinda de combatentes feridos de outras frentes de batalha e que expiravam em Natal, ou por ferimentos causados em combates contra submarinos inimigos em nossas costas, a queda de aeronaves, doenças e as mais diversas causas, estiveram enterrados no cemitério do Alecrim durante o período da guerra 146 militares estrangeiros.

Entretanto, ainda existe o túmulo do sargento Thomas Browing, que tinha apenas 22 anos, quando morreu em 1943. A lápide é bem parecida com aquelas vistas nos filmes, de pedra e em forma arredondada. O Rostand publicou um trecho do jornal Diário de Natal que fala do sepultamento de americanos em Natal.

i0000538-1702354x03241

Quem está enterrado ali? O pioneiro no processo de industrialização no Rio Grande do Norte, Juvino Barreto, e do maior religioso popular da cidade, o padre João Maria e o primeiro governador do RN, Pedro Velho. Ainda tem o poeta Henrique Castriciano e sua irmã Auta de Souza.

Túmulo de Pedro Velho (Foto: Márlio Forte)
Túmulo de Pedro Velho (Foto: Márlio Forte)

Aproveite o Dia de Finados e conheça pontos turísticos diferentes.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “História do Cemitério do Alecrim”

  1. carlos brendone

    os restos mortais de auta de souza se encontra na igreja matriz de macaiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí