Domingo é dia de exposição na Pinacoteca do Estado

Domingo é dia de exposição na Pinacoteca do Estado

Compartilhe:

Na foto acima parece uma performance de Marina Abramovic, mas não é. Na verdade, isto é uma homenagem à artista feita por uma natalense. Como assim? Domingo é dia de arte, mais precisamente na Pinacoteca do Estado, que fica no bairro de Cidade Alta. Aproveitem, pois o prédio não abre normalmente neste dia.

O projeto “Pina Marina em Carolina” começa no dia 13 de novembro, a partir das 19h, na Pinacoteca Potiguar, com a abertura da exposição “Pina Marina em Carolina”, que possui entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos.

A exposição é composta por fotografias capturadas entre 2015 e 2016, pelo fotógrafo Paulo Fuga, que registrou seis, das sete performances idealizadas pela atriz Carol Piñeiro (a Carolina, por isso o nome do projeto) para o seu trabalho de pesquisa de mestrado.

A performer baseou-se em performance nos trabalhos das artistas Marina Abramovic (como da foto acima) e Pina Bausch, além de seus próprios trabalhos.

Quem são essas duas citadas? Marina Abramovic é uma artista serva e formada e pós-graduada em Belas Artes, suas performances começaram nos anos 70. Brincadeiras com facas (Rhythm 10), deitar no meio de uma estrela de fogo (Rhythm 5), ficar sob efeito de drogas controladas (Rhythm 2), se colocar à disposição dos espectadores (Rhythm 0) – era assim que ela mostrava a relação humana consigo e com os outros.

Em 2010 foi realizada uma exposição no Museu de Arte Moderna de NY, que ocupou todos os seus seis andares com a retrospectiva da carreira da artista. Foi lá que sua apresentação mais marcante aconteceu: ela ficou durante os três meses de exposição disponível ao público – quem quisesse chegava e ficava o quanto quiser sentado olhando para Marina (ela passou mais de 700 horas sentada numa cadeira sem se mexer) – intitulada “O Artista Está Presente”.

Você pode ler também:  Sexta-feira tem exposição na Capitania das Artes sobre o Beco da Lama

É considerada a “avó da performance”. Veja um dos vídeos de Abramovic:

https://www.youtube.com/watch?v=OS0Tg0IjCp4

Já Pina Bausch, falecida em 2009, foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã. É uma das percursoras da dança moderna. Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança, suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente.

A atividade do Pina Maria Carolina foi desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Linguagens da Cena, com orientação da professora doutora Naira Ciotti na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Veja esta foto em homenagem à Pina:

Foto: Paulo Fuga
Foto: Paulo Fuga

Algumas fotos de Paulo Fuga foram feitas na própria Pinacoteca, no Espao A3, na Avenida Salgado Filho, Shoppings e dentre outros lugares. Além de Carol Piñeiro, outros estudantes de teatro da UFRN também participaram do projeto.

Durante os meses de novembro e dezembro várias ações gratuitas do projeto serão realizadas em diversos espaços da cidade do Natal. Além disso, o projeto é beneficiado pelo Fundo de Incentivo a Cultura 2015, da Prefeitura do Natal, tem como foco o universo feminino.

Dentro deste projeto, Carol criou novas performances baseando nestas pesquisas, que poderão ser vistas neste período, entre 13 de novembro e 18 de dezembro, em locais como A Boca Espaço de Teatros, Cidade da Esperança, Alecrim, Ponta Negra, Praia do Forte, Deart – UFRN e Pinacoteca Potiguar.

Também haverá o lançamento documentário do projeto, dirigido por Johan Jean, traz um registro poético em vídeo das performances realizadas pela Piñeiro, e será lançado às 19h do dia 18 de dezembro, n’A Boca Espaço de Teatros.

Confira a programação completa do projeto a seguir:

Você pode ler também:  Em homenagem ao 1 ano de curso de fotografia, estudantes da UnP expõe seus trabalhos na Pinacoteca

– Abertura da Exposição: 13 de Novembro | Pinacoteca, 19h | Entrada Gratuita

– Performance A Arte Precisa Ser: 27 novembro | A Boca Espaço de Teatros | 19h

– Palestra “Reperformance: a necessidade de documentar afetos”: 28 novembro Anfiteatro do DEART – UFRN | 19h

– Intervenção Urbana “Não Pise na Dama”: 3 de Dezembro | Praça do Relógio no Alecrim | Cidade da Esperança

– Intervenção Urbana “Não Pise na Dama”: 4 de Dezembro | Praia do Forte

– Performance Sagração da Primavera: 11 de dezembro| A Boca Espaço de Teatros | 19h

– Intervenção Urbana “Não que Eu seja Melhor do que Ninguém mas Eu Paguei Mais Caro”:  17 de dezembro| Avenida Engenheiro Roberto Freire, próximo ao Praia Shopping

– Lançamento do Documentário 18 de dezembro | A Boca Espaço de Teatros | 19h

Serviço:

Projeto Pina Marina em Carolina
13 de novembro a 18 de dezembro
Entrada Gratuita

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí