11 anos sem o Arco do Sol de Ponta Negra

11 anos sem o Arco do Sol de Ponta Negra

Compartilhe:

O ano de 2012 completa 11 anos que um monumento em Natal saiu das ruas. Estou falando sobre o Arco do Sol, uma obra da Ecocil que foi entregue para comemorar os 400 anos de Natal.

A arte simbolizava o sol e mar, uma vez que a cidade recebia o nome de “Cidade do Sol”. O monumento saiu de cena em 2011. Até o momento não o colocaram de volta, deixando apenas uma placa indicando que teve um monumento.

O Arco consistia dessa seguinte forma:

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RN), na época, realizou uma vistoria e recomendou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) retirasse o monumento e fizesse os seus respectivos reajustes.

Na época a Prefeitura do Natal retirou para realizar uma obra de recuperação, pois as chapas de alumínio do pilar principal, que sofreram desgaste por oxidação. Além disso, o motivo inicial era que houvesse as obras de recuperação.

O Brechando lembrou que essa obra do Arco do Sol não vai voltar

A estrutura do monumento consistia em parte principal, com revestimento em chapas de alumínio na cor prata e pilar principal de sustentação, que era de aço de cor dourada. Além disso, havia cabos de aço segurando toda a estrutura. Ondulado, sua altura máxima era de 7,60 m e a mínima é de 3,65 m.

O engenheiro Thiago Geudy avaliou essas chapas de metais durante a gestão de Micarla de Sousa. “Estava totalmente destruída e com risco de cair sobre os carros. Era necessário desmontar urgentemente e ser feito uma nova estrutura para o local”, afirmou. A Prefeitura do Natal desistiu da reforma, no qual uma das afirmações dadas nos bastidores é que o Município não queria gastar com a obra, visto que inicialmente foi presente da Ecocil pelos 400 anos de Natal.

Você pode ler também:  Por que chamam Natal de Londres Nordestina?

A matéria com Thiago, pode ser lida aqui.

Hoje, onde ficava o alicerce, virou base para uma arte de grafith.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí