RN está em 4º lugar dos estados que mais cria novos programas

RN está em 4º lugar dos estados que mais cria novos programas

Compartilhe:

De acordo com o ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o estado do Rio Grande do Norte está em quarto lugar em pedidos de patentear programas (Software) para computador, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Das empresas que mais solicitaram patente de programas para computador está Fundação CPQD (representando 8,4% das solicitações), em seguida a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e WBA Informática.

Sim, a UFRN está na terceira colocação quando se fala em registro de patentes para programas de computador. Dentre as 557 instituições de todo o Brasil que registraram novos programas de computador em 2015 no INPI, órgão que reconhece a propriedade intelectual dos inventores, atesta o ineditismo e a aplicabilidade industrial dos inventos desenvolvidos no país.

No ranking dos depositantes das patentes de invenção em geral, a UFRN se destaca em 11º lugar entre 1.045 instituições e mais de 4 mil depósitos de patentes no ano passado.

A UFRN solicitou 20 depósitos de programas de computador dos 36 programas pedidos pelo estado e 28 depósitos de patentes de invenção em 2015, o que representa 1,2% e 0,6% do total, respectivamente. Atualmente, a instituição tem mais de 135 pedidos de patente junto ao INPI, o que representa um crescimento de 397% na área de inovação institucional.

Afinal, o que é uma patente? É uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento.

Você pode ler também:  Drag resolve apresentar TCC montada na UFRN e é aprovada

Os registros de patentes, por estarem disponíveis em bancos de dados de livre acesso, constituem grandes bases de conhecimento tecnológico, que podem ser usadas em pesquisas de diversas áreas. A patente insere-se nos denominados direitos de Propriedade Industrial cujos normativos legais são em Portugal o Código da Propriedade Industrial e no Brasil a Lei da Propriedade Industrial.

Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa paulista Whirlpool S.A. liderou em 2015 o ranking de pedidos de patentes de invenção. De acordo com o INPI, empresas privadas, microempresas e instituições de ensino são as categorias empresariais que mais procuram em patentar os seus produtos. O estado que mais procura, por sua vez, é São Paulo.

Essa é a terceira edição anual que o INPI disponibiliza do Ranking dos Depositantes Residentes. O relatório de 2015 apresenta, além da listagem com o ranking dos 50 maiores depositantes residentes, uma agregação dos dados considerando a natureza do depositante: empresas de médio e grande porte; instituições de ensino e pesquisa e governo; MEI, microempresa e EPP; associações e sociedades de intuito não econômico; pessoas físicas e cooperativas.

Também é apresentada uma agregação dos dados pelos estados da federação, com ênfase nos cinco estados com mais pedidos no ranking.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí