Quando a Olimpíada virou um ato político

Quando a Olimpíada virou um ato político

Compartilhe:

Recentemente, as retiradas de torcedores portando bandeiras, cartazes, ou vestindo camisetas com mensagens políticas dos locais onde ocorrem os jogos olímpicos vêm gerando discussão sobre a legalidade da medida. Neste sábado (6), vídeos publicados nas redes sociais mostraram momentos em que homens da Força Nacional abordaram e levaram para fora das arenas pessoas com mensagens contra o presidente em exercício Michel Temer.

A proibição de protestos de cunho político em estádios já foi considerada legal, em 2014, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando a corte analisou um recurso sobre a Lei da Copa.

Na noite desta segunda-feira (8), o juiz federal João Augusto Carneiro. da 12ª Vara Federal do RJ, em resposta a um pedido do Ministério Público Federal, decidiu que as pessoas podem fazer protesto político. Isto lembra que os jogos olímpicos anteriores a política já foi pauta e vamos relembrar alguns momentos a seguir:

1900- Paris: participação das mulheres

200px-1900_paris_poster

A segunda edição das Olimpíadas, realizada em Paris, contou com a presença de mulheres; ainda que de forma bastante inexpressiva (2%). O nome que entrou para a história foi o da tenista britânica Charlotte Cooper, campeã nas competições individuais e mistas.

A proporção de mulheres continuou em patamares baixos até a edição de 1928, em Amsterdã, quando as mulheres somaram 10% dos atletas. A partir daí, a porcentagem tendeu a crescer (mas em ritmo lento), ultrapassando os 41% apenas em 2004, em Sydney, e chegando a 42% na edição de Pequim.

1936 – Negros x Nazismo

Jesse Owens

Os Jogos de 1936 aconteceram em Berlim. Quando a cidade foi candidata, Hitler não havia virado líder do governo. Mesmo assim, o regime nazista usou este espaço para divulgar o seu poder e que era uma potência tão grande quanto os outros países europeus. Investiram mais de US$ 30 milhões na organização, construindo também um novo estádio com capacidade para 110 mil espectadores, diversas instalações para abrigar as competições e uma Vila Olímpica de luxo, rodeada de lagos e bosques.

Além disso, os nazistas acreditavam que teriam como objetivo comprovar a superioridade da raça ariana em relação às demais. Porém, eles não poderia esperar de Jesse Owens.

O jogador americano era negro e foi o grande destaque daquela edição dos Jogos, garantindo quatro medalhas de ouro (100 e 200 metros rasos, salto em distância e revezamento 4×100 metros). Owens derrotou o atleta alemão Luz Long, grande esperança no salto em distância. O sucesso de Owens acabou por frustrar as intenções dos nazistas de tornar os Jogos em um grande símbolo de seu regime.

Bateu ou igualou no mesmo dia, em um espaço de 100 minutos, cinco marcas mundiais diante do olhar incrédulo do Führer, que se negou a premiar o atleta norte-americano, abandonando o estádio.

1948 – 1ª Olimpíada após a segunda guerra mundial

abertura-olimpiada-1948

Durante a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido entre Eixo e Aliados. O primeiro citado era formado pela Itália, Japão e Alemanha. A Segunda Guerra Mundial foi finalizada em 1945, com a derrota do Eixo, que culminou no suposto suicídio de Adolf Hitler.

Você pode ler também:  [Artigo] Política é coisa de homem? Não aqui no RN

Em 1948, em Londres, na primeira olimpíada após o conflito, Japão e Alemanha não seriam convidados a participar. Fazia 12 anos que não havia jogos olímpicos por conta das batalhas.

Depois de seis anos de um conflito com milhões de vítimas e um custo financeiro impossível de se calcular, o Reino Unido aceitou o desafio de organizar os jogos. De qualquer modo, os organizadores conseguiram fazer um evento digno, restaurando o famoso Estádio de Wembley para servir como palco central dos Jogos Olímpicos, que contou com a participação de 59 nações, com a presença de 4.104 atletas, 370 deles sendo mulheres, em 19 modalidades e foram abertos pelo Rei Jorge VI em pessoa.

1968 – A luta contra o racismo

ewzhhto27kbk09vhjsb4pst3c

Quando falamos do ano de 1968, nos lembramos rapidamente de política, do movimento “É proibido, proibir”, luta pela igualdade, direitos humanos e dentre outras coisas. Na Olimpíada, que aconteceu no México, não seria diferente e claro que virou uma manifestação política.

Nos Estados Unidos estava acontecendo as movimentações dos direitos civis dos negros. Na época, o líder, Martin Luther King, foi assassinado, demonstrando a tensão racial existente naquele país.

Um dos momentos mais marcantes dos jogos foi quando os corredores americanos Tommie Smith e John Carlos subiram ao pódio para receber o ouro e o bronze dos 200 metros rasos. Durante a execução do hino dos Estados Unidos, os dois levantaram os braços para o alto, com os punhos cerrados. Esse era o gesto do movimento Panteras Negras, um dos grupos mais radicais na luta pelos direitos civis para os negros nos Estados Unidos. Como manifestações políticas de qualquer natureza são proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nos ambientes dos Jogos, ambos os atletas foram expulsos do evento.

1968 – Tchecoslováquia x URSS

220px-Bundesarchiv_Bild_183-F0528-0048-001,_Amsterdam,_Turn-EM_der_Frauen,_Zuchold,_Caslavska,_Janz

A ginasta checoslovaca Vera Caslavska era favorita para brilhar novamente. Seis meses antes dos Jogos, ela assinou o “Manifesto das 2000 Palavras” contra a presença soviética em seu país. Diante do risco de ser presa, precisou fugir para as montanhas, onde continuou os treinos se agarrando de árvore em árvore e praticando o exercício de solo num descampado.

Autorizada pelo governo a voar para o México na última hora, ela levou 4 medalhas de ouro e duas de prata – e ainda encontrou tempo para se casar, numa catedral mexicana, com o velocista Josef Odlozil. Atitudes como a de virar o rosto durante a execução do hino soviético nas entregas de medalhas fizeram de Caslavska persona non grata em seu país e a levaram ao exílio no México até o fim da década de 80.

1972: Atentado envolvendo israel x palestina

800px-MunichIsraeliOlympicFront

Os Jogos Olímpicos de 1972 aconteceu na cidade de Munique, na Alemanha Ocidental. Deveria ser considerado um dos jogos  mais pacíficos e tecnicamente perfeitos de todos os tempos, mas houve um atentado na Vila Olímpica que se transformou em Massacre de Munique.  Na madrugada do dia 5 de setembro, oito árabes do grupo terrorista Setembro Negro invadiram a vila olímpica, mataram dois membros da equipe de Israel e fizeram outros nove de reféns.

Você pode ler também:  Diário de uma torcedora na Olimpíada do Rio de Janeiro

Os terroristas reivindicavam a libertação de 200 prisioneiros nas mãos de Israel. No confronto com a polícia, todos os reféns, cinco palestinos e mais um policial morreram. A disputa entre Israel e Palestina segue sem conclusão até hoje.

Apesar da resistência inicial, o Comitê Organizador das Olimpíadas decidiu suspender os jogos. Uma cerimônia foi feita no estádio olímpico de Munique, onde 80 000 espectadores e 3 000 atletas compareceram. Autoridades de vários países pelo mundo condenaram os atentados. Décadas mais tarde, os descentes das vítimas receberam indenizações, pelo governo alemão, que chegaram a € 3 milhões de euros.

1980 – boicote à moscou

misha02

Apesar das pessoas lembrarem do ursinho Misha, as Olimpíadas de Moscou, em 1980, foram marcadas por um grande boicote liderado pelos Estados Unidos. O motivo do boicote era a invasão da União Soviética ao Afeganistão, que aconteceu em dezembro de 1979 (que ironia, né?). Naquela época, a Guerra Fria ainda criava uma forte tensão, dividindo o mundo entre o bloco comunista e o bloco capitalista.

Em 1984, que aconteceu em Los Angeles, o bloco comunista resolveu se vingar e boicotou os jogos.

1992- Barcelona

SPAIN-OLYMPIC RINGS

Fim da União Soviética, o término da Guerra Fria, a junção das Alemanhas e do Apartheid na África do Sul marcaram os jogos de Barcelona. Este foi o primeiro jogo da Alemanha unida desde 1964 e o retorno da África do Sul aos jogos olímpicos.

O país estava suspenso das olimpíadas havia 32 anos, por conta do regime racista do Apartheid que comandava a política nacional sul-africana. Nelson Mandela havia deixado a cadeia em 1990, e se tornaria presidente do país em 1994. Em 1992 o apartheid ainda não havia oficialmente se encerrado, mas a própria participação do país nos jogos ilustrava o enfraquecimento do horror que abateu a África do Sul por impressionantes 46 anos.

2012 – participação das mulheres muçulmanas

Members of Saudi Arabia's contingent take part in athletes parade during opening ceremony of London 2012 Olympic Games at Olympic Stadium

Os Jogos de Londres terminaram como um marco na afirmação feminina em países muçulmanos. Foi a primeira vez em que a Arábia Saudita, assim como Catar e Brunei, enviaram atletas mulheres para os jogos. A presença de mulheres nessas delegações fez com que pela primeira vez na história dos jogos, todos os países participantes enviaram delegações femininas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí