Mistério da Santa no meio do prolongamento da Prudente

Mistério da Santa no meio do prolongamento da Prudente

Compartilhe:

Quando passava no conjunto Cidade Satélite, uma das coisas que me deixava confusa era saber o motivo de uma específica estátua instalada no meio da Avenida Prudente de Morais e um local abandonado, sempre quis saber o mistério e sabia que tinha uma missão pela frente. Depois, eu recebi uma sugestão de pauta de Gustavo Mariano, assessor de imprensa da Polícia Civil, que também tinha curiosidade para saber o motivo dela está naquele local.

Após uma longa pesquisa descobrimos finalmente a santa e o porquê dela ter sido instalada já próxima de Satélite, quase no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, um pouco depois do Parque da Cidade.

A imagem instalada é de Nossa Senhora da Apresentação. A obra foi feita a partir de um pedido do advogado, professor universitário aposentado e escritor Diógenes da Cunha Lima, cuja intenção era desenvolver movimentações culturais da cidade. Então, ele contratou o artista Breno Matos, natural de João Pessoa, para desenvolver a obra. A intenção era homenagear a padroeira da cidade.

O local em 1999 onde estava a estátua funcionava o Parque do Natal, onde ocorria as apresentações do Auto do Natal.  Hoje, a estátua está corroída e abandonada, o menino jesus está com o rosto todo desgastado, assim como todo o terreno, conforme a imagem a seguir:

image

Nossa Senhora da Apresentação é a padroeira de Natal e é uma denominação dada a uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Ela é a santa padroeira da cidade. Recebeu esse nome por ter sido encontrada nas águas do Rio Potengi no dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém no dia 21 de novembro de 1753 por um grupo de pescadores.

Vale lembrar que Satélite possui várias igrejas, incluindo católica, evangélica e anglicana. Além disso, eles possuem uma gruta de Nossa Senhora das Graças, apesar do padroeiro do conjunto habitacional seja São Francisco de Assis. Portanto, é um conjunto habitacional (já explicamos que o nome do bairro é Pitimbu) com bastante representação religiosa.

Você pode ler também:  E não é que o Festival Dosol ficou bom em outro local !

Os grupos cristãos tiveram um importante papel na integração da comunidade.  Há, em Satélite, igrejas evangélicas de tradição reformada, como a Luterana, mas é também notada a expansão dos evangélicos neo-pentecostais, como a Igreja Universal do Reino de Deus.

A Igreja Católica também possui uma participação forte na comunidade e segue os seus trabalhos, com ênfase no ECC (Encontro de Casais com Cristo), o EJC (Encontro de Jovens com Cristo), além de ter sobre sua jurisdição a Capela de Nossa Senhora dos Impossíveis, a Capela de Santa Luzia, em construção, e a Capela do Menino Jesus de Praga. Dessa maneira, percebemos um grande crescimento que tem ocorrido dos grupos cristão em Cidade Satélite, de maneira paralela, sem ofensas diretas e com trabalhos semelhantes.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí