Como podemos ajudar o plano de mobilidade de Natal

Como podemos ajudar o plano de mobilidade de Natal

Compartilhe:

A Mobilidade Urbana é uma pedra no sapato dos gestores, visto que está cada vez mais difícil planejar uma cidade no qual pedestres e veículos estejam unidas ou fazer com que um trânsito de uma cidade com quase um milhão de habitantes flua com tranquilidade. Que troço é esse? Mobilidade Urbana é a condição em que pessoas e cargas realizam seus deslocamentos nas regiões urbanizadas.

É influenciada pela qualidade das vias, dos serviços de transporte coletivo, táxi e caminhões, como também pelo planejamento e gestão do tráfego.  Mas, a Prefeitura do Natal,  desde o ano passado, abriu um site em que permite a participação popular para fazer um plano de mobilidade urbana. A intenção é transformar tudo em lei para ser aprovado na Câmara Municipal em setembro deste ano.

Vamos explicar melhor!  A Política Nacional de Mobilidade Urbana, através da lei 12.587/2012, determinou que o repasse de recursos federais para a mobilidade só ocorre quando o município tiver elaborado seu Plano de Mobilidade. Esta lei institui a Política Nacional de Mobilidade, cujo objetivo é contribuir com os deslocamentos das pessoas e bens, além de obrigar os municípios acima de 20 mil habitantes elaborem seus Planos de Mobilidade Urbana.

Então, a prefeitura criou este site sob a alegação que é o  principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte. Ele busca traçar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo). Pelo Plano são definidas propostas e diretrizes, também em formato de lei, para que Natal, no futuro, tenha uma mobilidade de melhor qualidade, seguindo o que já determina o Plano Diretor Municipal. Assim, os recursos são usados de forma correta com as reais necessidades e dinâmica da cidade.

Você pode ler também:  Uma biografia do senador João Câmara

Como a população pode participar? A participação é através de avaliação das condições de mobilidade da cidade, baixar os relatórios do Plano de Mobilidade e registrando demandas. Em fevereiro desse ano, a Prefeitura promoveu um evento mostrando uma parte do documento de mobilidade urbana.

No mês de junho serão discutidas plano de circulação viária. Que coisa é essa? Traduzindo esse termo difícil, isto significa um documento que remete para a legislação municipal a regulamentação da realização de atividades e a implantação e o funcionamento de estabelecimentos geradores de viagens, por transporte coletivo ou individual, de pessoas ou de cargas.

Aqui tem um documento do Ministério da Cidades que explica melhor sobre o que significa Mobilidade Urbana e que um Plano de Mobilidade precisa ter. 

Em agosto serão disponibilizadas o texto base do Plano de Mobilidade para serem discutidas em audiência pública. Ou seja, tudo que está sendo planejado para o futuro da cidade está dentro deste site, que é http://www.planmobnatal.com.br/.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí