Quem foi Paulinho de Macau? Ele morreu caindo no telhado?

Quem foi Paulinho de Macau? Ele morreu caindo no telhado?

Compartilhe:

Paulinho de Macau era um cantor de axé que ficou famoso em meados da década de 80 por seu sucesso “Nega do Bole Bole” e participou de vários programas nacionais, incluindo o “Xou da Xuxa”, da Rede Globo. A carreira dele foi interrompida de forma repentina, visto que reza a lenda que foi morto após cair de um telhado quando foi ajeitar uma antena de televisão. Como assim? Quem foi ele? Era muito famoso mesmo?

Paulinho nasceu, na verdade, em Mossoró, no ano de 1956, mas foi criado na cidade de Macau, região de Mato Verde. Antes do sucesso Paulinho cantava em conjuntos, ele fazia seus bicos pra sobreviver, além de lecionar aulas de violão.

Quem descobriu esse cantor foi na verdade o apresentador Carlos Alberto, que também é político e era uma espécie de Silvio Santos Potiguar. Assim como Silvio, Alberto era dono de um canal de televisão, por coincidência, a afiliada do SBT de Natal, a TV Ponta Negra.

Foi assim que o Paulinho começou a aparecer na televisão e ficar famoso no Rio Grande do Norte. O cantor foi um dos grandes puxadores do regionalmente famoso carnaval macauense, tradição no estado. Sua obra completa consta com três LPs; Natureza, Paulinho de Macau e Paulinho. Gravou musicas de sua autoria e também de compositores potiguares.

Quando fui pesquisar o cantor, eu li que ele era conhecido pelas roupas extravagantes e por ter um jeito de interpretar no palco parecido com Ney Matogrosso. Então, procurei vídeos dele no You Tube e achei. Realmente, ele era excêntrico e suas músicas eram do estilo lambada, famoso ritmo na década de 80.

Você pode ler também:  Núbia Lafayette: Musa do Bolero brasileiro era do RN

Numa época que Grafith estava começando, Paulinho de Macau fazia shows em vários cantos do Rio Grande do Norte. O cantor, no qual alguns encaixariam de “brega”, cantava desde as regiões periféricas até as apresentações de colégios particulares de Natal. Ao atingir as cem mil copias vendidas do seu primeiro disco, Paulinho conquistou até disco de ouro, sendo reconhecido pelos críticos musicais.

Mas, a carreira do cantor foi interrompida nos anos 90, quando alguns falaram que ele estava em sua casa e a televisão pifou. Então, ele foi subir no telhado para ajeitar a antena de televisão quando caiu, levado ao hospital e faleceu. Alguns lugares dizem que morreu em uma casa que morava no bairro nobre de Natal e outros contam que foi em Macau.

No ano de 2010, o jornalista Alex Gurgel entrevistou a viúva do cantor, no qual afirmou que ele morreu após uma briga em seu último show. “Foi um cara importante em Natal, pai da última namorada dele, que mandou surrar Paulinho”, ressaltou.

A viúva afirma que Paulinho levou uma grande surra e passou muito mal, no dia do seu show durante a Festa do Boi de 1990. Naquele dia, ele fez a abertura do show de Fafá de Belém, sentiu muita dor de cabeça e chegou a ser levado ao hospital Walfredo Gurgel. Os médicos o mandaram de volta para casa aonde veio a falecer.

Tags

Commente aqui

3 respostas para “Quem foi Paulinho de Macau? Ele morreu caindo no telhado?”

  1. Kell Nascimento

    A certidão de casamento deve ser falsa também né?
    Falsa são suas palavras.

  2. Boa tarde, Essa parte da viúva que nem é viúva é falsa… Eu tenho documentos e jornais da epoca, se quiser entre em contato para postar a matéria verdadeira

    1. Opa, pode passar para o brechandoblog@gmail.com, que faremos um outro post sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí