Quais são os ônibus que possuem wi-fi agora?

Quais são os ônibus que possuem wi-fi agora?

Compartilhe:

Além das duas estações de transferência, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), resolveu colocar o sistema de internet wi-fi em cinco por cento das frotas de ônibus existentes em Natal. Vale lembrar que atualmente a passagem está custando quase três reais e a frota é composta por carros antigos e sem ar-condicionado.

Segundo a prefeitura, por enquanto o programa é piloto e funcionará em fase experimental apenas em alguns veículos das linhas já citadas, mas a ideia é contemplar, em breve, em 100% todo o sistema de transporte público da cidade.

A primeira fase do Wi-fi foi inaugurada nesta sexta-feira (6), onde o prefeito Carlos Eduardo Alves chegou a adesivar um dos ônibus. As linhas que estão com a internet são: 2,8,28,35,60,64,68,70,72,75/01,77,79,84, 15/16, 17/78,64/43,10/29 e 78/47.  Para acessar é só procurar aquele carro tem que ter o adesivo. Portanto, não são todos os ônibus dessa linha que ainda possui net para acessar ao zap-zap.

Como faz para ter acesso? O usuário procura a rede WiFi, realiza o cadastro e depois já pode usar a internet.

Essa ideia já é inserida em outras cidades brasileiras. Há dois anos, São Paulo instalou redes de internet dentro do transporte público. Para acessar a internet, basta estar dentro de um ônibus paulistano que possua o adesivo indicador de Wi-Fi na frente; não é necessário digitar nenhuma senha.

O usuário entra no veículo, liga o sistema wi-fi de seu aparelho de celular ou notebook, digita a senha de autenticação de acesso do sistema e se conecta com a internet durante toda a viagem. Dentro do ônibus, um roteador garante a redistribuição do sinal para os usuários, independente do número de passageiros.

Comentários na fanpage da Prefeitura do Natal 

Você pode ler também:  Quais são as ruas mais bonitas de Natal pelos leitores?

Apesar da novidade, muita gente veio à fanpage da Prefeitura do Natal para criticar o atendimento no transporte público:

Bom, se melhorar a segurança não só dentro como fora do ônibus também aí fica massa! Porque não adianta nada colocar wifi em terminais e coletivos se a população tem receio de navegar por causa dos assaltos infelizmente crescentes em Natal.

Verônica Xavier

Teve gente que argumentou que o wi-fi pode estimular ainda mais o aumento de roubo de celulares:

Wifi nos ônibus é mais chama ladrão. Se as empresas dos ônibus, pagasse aos passageiros, os celulares e bens perdidos ou melhor furtados dentro dos ônibus, tudo seria diferente.

Andreza Moura

Mas, outras pessoas defenderam o novo serviço:

E se as pessoas invés de só reclamar, deixassem de comprar telefone roubado??? Assim não teria mais sentido os ladrões roubarem telefone de ninguém, mas se roubam, é porque encontra comprador pra incentivar o comércio deles, depois reclamam 🙄
Aí o povo pensa que só por causa do WiFi, vão roubar mais que antes kkkkkkkkkkk esse povo é uma comédia, Hoje em dia todos tem um telefone na bolsa, precisa de WiFi no ônibus não, estão só fazendo polêmica pq brasileiro é assim mesmo.

Charline Lobato

Alguns ainda lembraram da questão de acessibilidade que ainda está em falta em alguns ônibus da cidade:

E a acessibilidade para os que precisam. Idosos, portadores de deficiência e com mobilidade reduzida, grávidas???? As pessoas precisam de um sistema de transporte que as respeite e lhe dê cidadania, não de WIFI. Em que mundo vcs vivem?

Jean Freitas

Observação: Mantivemos os comentários a partir da linguagem que é bastante comum utilizada nas redes sociais, também conhecida como internetês.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí