O que significa o nome CCAB?

O que significa o nome CCAB?

Compartilhe:

Um grupo de estudantes de engenharia mecânica, Lucas Urushima e Sílvio Cláudio, me mandaram mensagens no perfil pessoal desafiando para procurar o significado do estabelecimento comercial CCAB, no qual são centros comerciais existentes na zona Sul (foto acima e fica na Avenida Engenheiro Roberto Freire) e outro no bairro de Petrópolis (no final da Avenida Afonso Pena).

Os dois estabelecimentos são administrados por equipes diferentes, mas possui o mesmo projeto arquitetônico, sendo que o da zona Sul é voltado para serviços e comércios mais populares, enquanto o outro é destinado para as lojas de grifes e é a segunda casa dos ricaços da cidade.

CCAB Petrópolis
CCAB Petrópolis

Mas, o que significa este nome? Aceitando este desafio, eu vou falar o significado.  O nome é sigla para Centro Comercial Aluizio Bezerra. Os dois prédios surgiram em um período que shopping na cidade do Natal ainda não era algo a ser pensado.  O primeiro shopping que foi inaugurado em Natal foi o Cidade Jardim em 1984. O Natal Shopping surgiu apenas no ano de 1992 pela construtora Ecocil.

O primeiro CCAB que surgiu foi o de Petrópolis nos anos 80, o local antigamente foi a sede social do time potiguar ABC. Foi a mesma Ecocil que construiu o Centro Comercial Aluízio Bezerra, o CCAB. Alguns anos depois surgiu o prédio localizado no bairro de Capim Macio.  O nome, portanto, é uma homenagem de Fernando Bezerra (ex-senador), dono da construtora, ao seu irmão que faleceu precocemente.

Clube do ABC antes de se tornar o CCAB Petrópolis
Clube do ABC antes de se tornar o CCAB Petrópolis

 Mas, quem foi este homem?

O Aluízio Bezerra, na verdade, é um político bastante famoso no Rio Grande do Norte. Nascido em Santa Cruz, no dia 24 de outubro de 1926, Aluísio Bezerra é o primogênito de João Bianor Bezerra e Hermilla Gonçalves. E irmão de Albenize, Salete, Lauro e Fernando, que falamos anteriormente.

Você pode ler também:  Drive-in de farmácia nascendo em Natal

Era formado em Direito em Maceió, no ano de 1949. Foi eleito deputado estadual então com 24 anos. Foi deputado estadual por três mandatos e deputado federal eleito nos anos 1960, exercendo mandatos até o início dos anos 1970, quando se aposenta definitivamente da vida política.

Quando se afastou da política, passou a ser o diretor financeiro da Ecocil. Faleceu precocemente em 19 de fevereiro de 1978, aos 52 anos.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...