Coluna Capitolina: O que é este monumento em Natal?

Coluna Capitolina: O que é este monumento em Natal?

Compartilhe:

Entre o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e a Pinacoteca do Estado existe uma coluna de mármore exposta. O que é isso? Que fator histórico possui? O nome deste monumento é a Coluna Capitolina, presente da Itália, mais precisamente durante a gestão de Benito Mussolini (líder do facismo), ao povo do Rio Grande do Norte, em agradecimento pela boa acolhida oferecida aos aviadores daquele país, Carlo del Prete e Arturo Ferrarin.

80035955

No dia 5 de julho de 1928, estes pilotos estavam com um o avião Savoia-Marchetti e alcançaram a costa potiguar, provenientes de Roma, após um voo de mais de 49 horas, sem escalas, perfazendo uma distância de mais de 7 mil quilômetros. A coluna, marco desse feito, tem esse nome porque é originária do monte Capitolino, em Roma.

senza-titolo-1A coluna Capitolina foi inaugurada em 8 de janeiro de 1931; foi trazida a bordo do navio ”Lanzeroto Mlocello”, que participou do apoio à primeira travessia aérea do Atlântico Sul feita por um esquadrão. Além disso, o bispo dom Marcolino Dantas realizou uma missa campal para celebrar a chegada deste monumento no cais do porto de Natal.

A Coluna Capitolina tem 5,80 metros de altura, apoiada numa base com cerca de 3 metros quadrados. É de mármore cinza e continha duas placas escritas em italiano, no qual uma das frases eram: “trazida de um só lance sobre asas velozes além de toda distância tentada por Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin, a Itália aqui chegou a 5 de julho de 1928. O Oceano não mais divide e sim une as gentes latinas de Itália e Brasil”.

Na outra placa, por sua vez, estava escrito:  ”Italo Balbo aqui junto com o Esquadrão aéreo transatlântico na rota percorrida por Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin a eles recordarão para sempre nesta Coluna Capitolina doada por Benito Mussolini à cidade de Natal consagrada. Em janeiro de 1931″.

Você pode ler também:  Grupo de fotógrafos surge em Natal para estimular fotografia de rua
Placa escrito em italiano
Placa escrito em italiano

Primeiramente, esta foi erguida na Esplanada do Cais do Porto, na Ribeira. O monumento foi por vezes considerado um símbolo fascista. Em 1935, durante a Intentona Comunista no Brasil, a coluna chegou a ser derrubada. Permaneceu em lugar ignorado durante muitos anos até ser reencontrada e novamente erguida, dessa vez na praça João Tibúrcio e depois para a Praça Carlos Gomes no Baldo.

Atualmente, a mesma foi transferida para o largo do Instituto Histórico e Geográfico na Praça André de Albuquerque, onde se encontra até hoje.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Coluna Capitolina: O que é este monumento em Natal?”

  1. Ivone Martins

    Eu achei muito interessante sobre a Coluna Capitolina. O meu interesse é conhecer sobre o mundo inteiro. Explorar continentes, viajar nos países e pesquisar um pouquinho sobre o Planeta Terra.
    Foi ótimo minha presença nesse site! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...