Por que é difícil manter os cachos?

Por que é difícil manter os cachos?

Compartilhe:

Recentemente, a socialite Val Marchiori chamou o cabelo da funkeira Ludmilla de “bombril” durante um programa na televisão, visto que a mesma assumiu os seus cachos durante o desfile de carnaval no Rio de Janeiro.  Isto me fez lembrar da dificuldade das pessoas em assumirem os cabelos crespos e cacheados. Desde nova, eu sofri a pressão de que alisasse o cabelo sobre os argumentos que o liso era mais prático, bonito e atraente.

Vale lembrar que Val é uma mulher branca, originária do Sul do país, onde o padrão são pessoas parecida com as europeias. Já a funkeira vem do Rio de Janeiro, onde tem muitas raízes afro-descendentes, principalmente nas regiões periféricas da capital fluminense.

A dominação europeia no Brasil estabeleceu diversos padrões e forçava que a população seguisse a risca isso. O que quero dizer que os brasileiros ainda querem seguir aquelas mesmas regras estabelecidas que os portugueses tentaram nos dominar, apesar de anos de independência. Além disso, nós ainda temos a influência da indústria cultural que sempre lançam tendências muito loucas e ás vezes absurdas.

Nunca quis alisar o meu cabelo de forma definitiva ou ficar loira, pois sabia que o cabelo que tenho faz parte da minha personalidade e característica. Prefiro pintar com todas as cores do mundo, atualmente está vermelho, mas posso mudar para castanho escuro a qualquer momento .

Por outro lado, as pessoas não gostam do diferente e por vezes tratam o que não é comum com atitudes pouco amistosas, incluindo o bullying (“cabelo de pixaim”) . Já escutei muitas frases que meu cabelo era de pixaim, que ficaria mais bonita alisado ou algo do gênero.

Claro que já alisei meu cabelo na chapinha de vez em quando para festas ou algo do tipo, mas lavo no dia seguinte. Por quê? Eu não me identifico.

Você pode ler também:  Viúva consegue provar pelo Facebook união estável em Natal

Algumas vezes, o pessoal da escola soltava frases como: “Por que você não alisa o cabelo? Dá menos trabalho. Este argumento quebrava rapidinho. Quando as pessoas fazem escova definitiva e qualquer química esquecem que a raiz nasce cacheada e a pessoa tem que passar o produto diversas vezes. Assim como um remédio tomado em excesso pode causar efeitos colaterais, os produtos de alisar o cabelo também precisam de cuidado.

Antigamente, eu fazia relaxamento para deixar ondulado e a última vez que fiz tirou totalmente os meus cachos. Além disso, eu estava começando a pintar o meu cabelo de vermelho e resolvi, então, que a única química que iria colocar era tinta no cabelo.

Cachos, atualmente, é um movimento de liberdade e de assumir as suas características. Por favor, Ludmilla, cacheia mais os seus cachos e assume suas raízes.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí