Animais comuns da fauna do Rio Grande do Norte

Compartilhe:

O território do Rio Grande do Norte apresenta três tipos de vegetação: a floresta tropical, o agreste e a Caatinga. A floresta tropical é encontrada na zona litorânea e faz parte do que é conhecido como Zona da Mata nordestina. O agreste é uma vegetação de transição para o clima semiárido do sertão e pode ser visto em toda a porção oriental do estado. Já a caatinga está presente nas regiões central e ocidental, ocupando cerca de 90 por cento da área do estado.

Já a fauna do estado é rica e variada. São comuns mamíferos, aves e alguns insetos andando por essas matas. Eles também podem ser vistos em outros estados do Nordeste  e o Brechando vai mostrar alguns a seguir:

Minha fonte de pesquisa foi este blog sobre Fauna e Flora do Rio Grande do Norte.

Mariposa Castnia Invaria

(Foto: Francisco Souza)
(Foto: Francisco Souza)

É muito parecido com uma borboleta. Essa mariposa é da espécie Castria Invaria e encontra-se em América do Sul. O comprimento do asas dianteiras é 62-80 mm. As larvas alimentam da planta do abacaxi e bromélias. Além disso, é comum a mariposa comer outros tipos de frutos. 

Beija-flor-de-barriga-branca

Amazilia leucogaster (beija-flor-de-barriga-branca)
Foto: Marlon Medeiros
Apresenta cerca de 10 centímetro de comprimento, possui pequena mancha branca atrás do olho, bico reto com base da mandíbula rosada, região ventral de cor branca e dorsal predominantemente verde, com asas e cauda predominantemente escuras.
Está espécie habita em diferentes formações vegetais típicas da região litorânea do Brasil, como os ecossistemas de manguezais, restingas, tabuleiros litorâneos, jardins e áreas de cultivo.
Besourinho-de-bico-vermelho

Chlorostilbon-lucidus-Besourinho-do-bico-vermelho-macho-2_11

Ave pertence a espécie Chlorostilbon lucidus (Shaw, 1812). Seu nome científico literalmente significa “Ave” verde luminosa ou ave verde brilhante. É comum em todas as mesorregiões do estado, principalmente a Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar.

Você pode ler também:  Quatro comidas vindas da terra que amamos

Garça-branca-grande

(Foto: Afonso de Bragança)
(Foto: Afonso de Bragança)

Ave pertence a família Ardeidae e a espécie é comum em lugares com corpos de água, como rios, lagoas, açudes e banhados. São comuns em Nísia Floresta e Monte Alegre.

Aranha Cupiennius cf. Bimaculatus

a

A aranha foi encontrada na Mata Estrela, reserva de Mata Atlântica do Rio grande do Norte que fica no município de Baía Formosa. Ela é da espécie Cupiennius bimaculatus (Taczanowski, 1874), tendo ela registro de ocorrência no Brasil principalmente na Amazônia, entretanto existe na literatura um registro apenas para o Bioma Caatinga, especificamente para o estado de Pernambuco até o momento.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí